Últimos dias de inscrição para curso de especialização e residência técnica em Ciências Forenses 24/06/2022 - 16:07

As inscrições para o processo seletivo do Programa de Residência Técnica em Ciências Forenses vão até a próxima segunda-feira (27). A participação é exclusiva para 87 profissionais recém-formados em diversas áreas do conhecimento e, os aprovados, receberão bolsa auxílio mensal de R$ 1,9 mil e vale transporte. A realização da prova será online, dia 07 de julho, das 9h às 11h da manhã, e o resultado será classificatório sairá dia 21 de julho. 

As aulas do Curso de Especialização em Ciências Forenses, com carga horária de 480 horas, ocorrem na modalidade de ensino à Distância da Universidade Estadual de Maringá, a partir de agosto. No entanto, as atividades práticas ocorrerâo de modo presencial, em laboratórios e demais setores da Polícia Científica. Das 480 horas de curso, 300 horas serão provenientes de um Núcleo Comum e 180 horas de áreas específicas, de acordo com a profissão e perfil de atuação. 

“A iniciativa tem como objetivo qualificar profissionais para atuarem na melhoria das práticas e procedimentos adotados na Polícia Científica. Durante os 24 meses de formação, eles atuarão em nos mais diversos setores da instituição,  por isso selecionaremos graduados em várias áreas de conhecimento, de medicina à engenharia”, explicou o diretor-geral da PCP, Luiz Rodrigo Grochoki.

De acordo com ele, durante os dois anos de curso, os residentes desenvolverão atividades práticas internamente à Polícia Científica, em quatro ênfases. Os alunos farão as atividades práticas em várias cidades onde a instituição está presente. Os alunos da área de Forense Saúde atuarão com Antropologia Forense, Traumatologia e Sexologia Forense, Psiquiatria Forense, Psicologia Forense e Gestão da Qualidade de Vida em Ambiente Laboral. 

Os estudantes de Forense Laboratorial atuarão com Genética Forense, Toxicologia Forense, Patologia Forense e Química Forense. Os de Forense Digital  atuarão com Inovação e Metrologia, Computação Forense, Fonética Forense e Gerência de Tecnologia da Informação. Já os de Gestão Forense, atuarão com a gestão de laboratórios, gerência operacional, gerência administrativa, gerência de custódia, gerência de prática forense, gestão de obras, crimes ambientais e microvestígios.

Inscrições e informações: https://bit.ly/3OnoOz5