Acionar emergência policial - 190

O que é

É o número de telefone da Polícia Militar que deve ser acionado em casos de necessidade imediata ou socorro rápido. O 190 recebe ligações de forma gratuita em todo o território nacional e, no Paraná, também pode ser acionado por aplicativo.

Ao receber um chamado, os policiais militares fazem uma breve filtragem dos relatos, para avaliar as situações que precisam de pronta intervenção.

Quem pode acionar

Cidadão.

Onde acionar

Por telefone e por aplicativo.

Como acionar

Por telefone:

Basta ligar para o número 190 e relatar o ocorrido;

Por aplicativo:

• Baixe o app nas lojas Play Store (Android) e App Store (iPhone)
  • Leia e concorde com os termos do serviço
  • Faça um cadastro
  • Informe a ocorrência

Como se trata de um número para emergências policiais, é preciso saber QUANDO LIGAR para o 190:

• quando está ocorrendo ou acabou de ocorrer um crime;
  • quando a integridade física do cidadão ou o patrimônio (veículos, imóvel, objetos pessoais etc) estiver em risco;
  • no atendimento a acidentes de trânsito com pessoas feridas ou com crimes de trânsito;
  • quando houver atividade suspeita com pessoa ou veículo que possa estar envolvido em crime;
  • em situações graves que necessitem de intervenção imediata da Polícia Militar.

Ao ligar para o 190, tenha sempre em mãos dados básicos, mas essenciais, que podem agilizar o atendimento, como o endereço completo do local da ocorrência e características das pessoas envolvidas.

A Polícia Militar esclarece também QUANDO NÃO LIGAR para o 190:

• para relatar fato que não tem urgência ou já ocorreu há muito tempo;
  • para passar trote - atitude que, além de anticidadã, é crime, porque outras pessoas deixam de ser atendidas;
  • para pedir informações diversas, como as de cunho jurídico ou endereços e telefones de outros órgãos;
  • para tratar de desacordos comerciais;
  • Ao se envolver em acidentes de trânsito sem feridos;
  • para simplesmente desabafar sobre algum assunto ou situação.

Prazo

O atendimento telefônico é imediato. A central 190 funciona 24 horas.

Forma de atendimento:

Por Telefone