Turistas dos cruzeiros que desembarcaram e embarcaram no Litoral do Paraná destacam a segurança pública em pesquisas 07/04/2024 - 08:38

A Segurança Pública do Paraná foi destaque durante o reforçou das forças de segurança no Porto de Paranaguá, visando uma maior segurança aos turistas que chegaram na cidade através de cruzeiros, bem como no auxílio com orientações e informações durante a temporada 2023-2024. A medida foi tomada desde o anúncio que o Porto de Paranaguá passou a ser ponto de embarque e desembarque fixo para os turistas de brasileiros e estrangeiros de cruzeiros. O anúncio foi feito pelo Governo do Estado por meio da Secretaria do Turismo do Paraná (Setu), nesta quinta-feira (4).

A pesquisa buscou identificar o perfil e a satisfação dos visitantes que chegaram ao Paraná por esses navios.

Foram abordadas 607 pessoas, sendo 427 brasileiras e 180 estrangeiras. Os dados mostram que a temporada de cruzeiros foi bem-sucedida: 62% dos participantes disseram que voltariam a Paranaguá e a municípios do Litoral em uma próxima oportunidade. Cerca de 86% disseram que não conheciam o Paraná. O destino mais visitado, por 79% dos passageiros foi Paranaguá.

Para 53% dos respondentes, a segurança pública empregada no Litoral do Estado foi um ponto de destaque pela eficácia, efetivo e sem ocorrência registrada por turistas de cruzeiros durante a temporada.

O secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, destacou que a pesquisa é inédita e foi idealizada pela pasta estadual para conhecer os turistas que, pela primeira vez, pisaram no Estado através de embarcação marítima.  

“Essas pesquisas são importantes para o Paraná. Durante a Operação Verão Maior Paraná, fizemos todo o esforço possível com as forças de segurança para evitar crimes no nosso Litoral. Hoje estamos colhendo os frutos que foram plantados durante o período todo, nada melhor que vir da própria sociedade este reconhecimento na segurança pública. Vamos continuar trabalhando para proporcionar ainda mais a segurança para os turistas e para a população que vive no nosso Litoral”, reforçou o secretário Hudson.
 

Na temporada de cruzeiros, 29 mil passageiros e tripulantes foram registrados em trânsito, ou seja, desceram das embarcações para conhecer os atrativos turísticos paranaenses. Dos 427 passageiros brasileiros que responderam à pesquisa, 51% eram do Paraná, 3,5% de Santa Catarina, 0,9% de São Paulo e 0,5% do Rio de Janeiro. Já entre os estrangeiros que passearam no Estado, 72% eram da Argentina. Outros 18% eram do Chile. Relaxamento e descanso foram as escolhas de 53% dos participantes.

GALERIA DE IMAGENS