Tecnologia e formação técnica alavancam segurança pública no Paraná 31/10/2019 - 18:20

Inovação e avanços na tecnologia para melhorar a eficiência do serviço público foram o mote das apresentações de secretarias, autarquias e empresas públicas no evento Governo 5.0 em Foz do Iguaçu, no Oeste do estado. No evento, a secretaria de Segurança Pública preparou um estande e trouxe o que há de melhor em equipamentos e formação técnica dos grupos especiais da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros.

Os equipamentos das forças de segurança pública chamaram a atenção de autoridades, prefeitos e integrantes de órgãos públicos. Os componentes do Esquadrão Antibombas do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) trouxeram as principais ferramentas utilizados no atendimento de ocorrências com explosivos. O robô Antibombas é um dos maiores destaques, juntamente com o traje especifico para a atividade.

O Delegado-Geral da Polícia Civil, delegado Silvio Rockembach, que acompanhou o evento, salientou que para a segurança pública, o compartilhamento de informações entre as polícias fomenta discussões para buscar estratégias e avanços contra a criminalidade. “Aqui pudemos compartilhar boas práticas, novas formas de se fazer gestão, o Paraná tem se mostrado um estado inovador, com aquela política do novo pensar e novo fazer”, disse.

O Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre), da Polícia Civil,  especializado em ocorrências de risco e de grande periculosidade, trouxe armamentos, dispositivos e um vídeo didático sobre a missão do grupo. "Apresentamos alguns materiais de procura de armas dentro de rios, com infravermelho, equipamentos para técnicas verticais, equipamentos de mergulho, pois temos uma equipe de mergulhadores, além da parte de explosivos, capacetes, coletes, placas balísticas para tiro de fuzil, entre outros materiais”, explicou o investigador Turra.

Pelo Corpo de Bombeiros,  foram apresentados os equipamentos utilizados pelo Grupo Ostensivo de Socorro Tático (GOST). O grupo ganhou destaque nacional durante a operação de resgate das vítimas da tragédia de Brumadinho, em janeiro deste ano. O subcomandante do Gost, capitão Alexis Iverson Martins, disse que foram apresentados dispositivos para resgate em ambiente vertical, equipamentos de mergulho e de busca em densa cobertura vegetal.

Ele salientou também que além de materiais modernos, a doutrina é constantemente atualizada. "Não adianta nada termos os equipamentos mais avançados se o nosso efetivo não estiver preparado para usá-los. Por isso, a gente sempre busca cursos no Brasil a fora para estar especializando a equipe que está em serviço na unidade", explicou.

O robô Antibombas foi o destaque da equipe do BOPE. O equipamento, em operação desde a Copa do Mundo de 2014, é capaz de fazer a detecção e neutralização de artefato explosivo. "A feira tem um intercâmbio muito grande porque mostra os equipamentos que nós temos para a população, em especial aqui os prefeitos. Temos uma logística muito boa, qualquer ocorrência com relação a parte de explosivos no Paraná é atendida pelo Esquadrão Antibombas", explicou o sargento Antônio Carlos Lopes.

GALERIA DE IMAGENS