Sesp realiza a 2º reunião do GGIL em Paranaguá 11/04/2024 - 18:20

A segunda reunião do Gabinete de Gestão Integrada da Segurança Pública do Litoral (GGIL) ocorreu na tarde desta quinta-feira (11) nos Portos do Paraná, em Paranaguá. Com a presença de representantes da esfera municipal, estadual e federal, foram debatidas pautas referentes à segurança da cidade portuária e da região litorânea.

“A GGIL afirma nossa preocupação com o porto de Paranaguá e toda a região do município. Conseguimos reduzir a criminalidade e aumentar a segurança aqui no Porto. São situações distintas que discutimos para atuar em várias frentes e conseguirmos combater o crime na região”, explicou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

A reunião abordou demandas que visam melhorias na área litorânea, tratando de assuntos como operações pensadas e desenvolvidas especialmente para o município transitório.

O diretor de Políticas Públicas da Secretaria de Estado da Segurança Pública, coronel Saulo de Tarso Sanson Silva, afirma que o Paraná é referência nacional no enfrentamento aos crimes litorâneos. “Criamos o GGIL como um instrumento dessa integração das forças que possibilita o debate de temas importantes relativos ao litoral e a Paranaguá com excelência. Aqui já discutimos sobre as vazadas, elaboramos um plano de ações e conseguimos reduzir as ocorrências em mais de 60%, dando uma pronta resposta com a operação Safra Segura”, comentou o coronel Sanson.

A operação Vazadas apresentou resultados significativos no último ano. De 2022 para 2023, foram 73 ocorrências a menos do crime, uma redução de -18%. Em 2022 foram 401 registros e em 2023, 328 e em 2024 foram 35 ocorrências no primeiro trimestre. Em relação a prisões, foram cinco a menos no período mencionado (22 em 2022 e 17 em 2023).

O Porto de Paranaguá fica situado na Baía de Paranaguá, no litoral do Paraná, e é o segundo porto mais economicamente movimentado do país e, assim, possibilita a exportação marítima de diversos produtos do Paraná e de vários estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e Paraguai.

Durante a reunião, além de apresentar o que já foi feito em segurança pública, os próximos passos também foram discutidos entre as forças.

“Outro ponto que nós abordamos é a Operação Netuno, que tem o objetivo de combater o tráfico de drogas e organizações criminosas na região. Faremos a ação periodicamente com as polícias Federal, Civil, Militar e Marinha do Brasil, que vão atuar lá na costa das cidades navios”, completou o coronel Sanson.

GGI - O Gabinete de Gestão Integrada da Segurança Pública para o Litoral do Paraná tem como objetivo facilitar a coordenação do Sistema único da Segurança pública na área de influência litorânea do estado do Paraná. Seguindo as diretrizes nacionais orientadoras dos Gabinetes de Gestão Integrada em Segurança Pública e as orientações do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras terrestres e marítimas.

PRESENÇAS – Estiveram presentes na reunião  o chefe da divisão operacional da Polícia Científica, Leonel Letnar Junior; o diretor de segurança da Polícia Penal, João Schelemper; o delegado-titular do Centro de Operações Especiais Policiais (Cope), Rodrigo Brow; o comandante do 8º Grupamento de Bombeiros, major Fabrício Frazzato; o subcomandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, major João Pedro, o gerente da unidade de segurança do porto, major Cesar Kamakawa; a chefe do escritório de fiscalização rodoviário da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Marisa Tiefense; o chefe de Gabinete do Detran, Ismael Oliveira; o delegado-chefe da da Polícia Federal de Paranaguá, Jean Pierre Leite; o delegado-chefe da subdivisão de Paranaguá, Sérgio Luís Alves e a delegada da subdivisão da delegacia da mulher de Paranaguá, Maluá Soares.