Sesp articula translado de 200 cilindros de oxigênio ao estado do Paraná 21/03/2021 - 20:20

Em apoio ao Governo do Estado à Secretaria da Saúde, o secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, esteve em Brasília nesta quinta-feira (18/03) para tratar sobre a vinda de 200 cilindros de oxigênio do Amazonas ao Paraná. A carga chegou à Curitiba neste domingo (21/03) e foi recepcionada por integrantes da Secretaria da Saúde e da Defesa Civil Estadual.

A vinda do material ao Paraná foi uma conquista do governador Ratinho Junior, após tratativas com o governo do Amazonas. Os trâmites envolveram os ministérios da Justiça e Segurança Pública e da Defesa. A logística do transporte foi organizada pelo secretário Marinho durante reuniões em Brasília na tarde de quinta-feira, sendo entregues as documentações necessárias para que o material viesse ao território paranaense o mais rápido possível. 

Os cilindros chegaram em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e o trabalho da segurança pública do Paraná foi no sentido de garantir a chegada dos materiais em Curitiba. Houve escolta de viaturas policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) dos veículos da Defesa Civil Estadual para que não ocorresse problemas no trajeto entre o aeroporto até o local de entrega.

Segundo o coronel Marinho, os cilindros serão abastecidos sempre que necessário no Paraná e distribuídos nas unidades de saúde, conforme avaliação técnica da Secretaria da Saúde. “Há um plano de empregabilidade dos cilindros a fim de suprir a necessidade dos hospitais que mais precisam de oxigênio e dar maior suporte aos profissionais de saúde que estão na linha de frente dessa batalha pela vida”, disse.

A Secretaria da Segurança Pública (Sesp) tem prestado todo o apoio aos órgãos de saúde na fiscalização das medidas sanitárias decretadas pelo Governo do Estado para frear o avanço da Covid-19 no Paraná por meio de operações de fiscalização e orientações
 

GALERIA DE IMAGENS