Servidores do Depen de Maringá participam de Curso de Formação de Brigadistas 21/08/2019 - 14:21

Noventa servidores do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) da regional de Maringá participam do Curso de Formação de Brigadistas na Penitenciaria Estadual de Cruzeiro do Oeste (PECO). A capacitação profissional está sendo ministrada por instrutores da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (ESPEN) durante toda a semana e atende uma demanda das unidades prisionais.

“Certamente essa formação de brigadistas contribui com a elevação no nível de segurança das unidades prisionais e, sobretudo, com a preservação de vidas, porque, em qualquer ambiente, uma ocorrência de incêndio é uma situação de alto risco”, afirmou o coordenador Depen Regional em Maringá, Luciano Brito. “Nossa missão é custodiar mulheres e homens presos e garantir a segurança de servidores, familiares e colaboradores, por isso, precisamos viabilizar o treinamento constante”, completou.

Estão participando do curso, servidores administrativos de Umuarama e agentes penitenciários da PECO e de cadeias de Guaíra, Cianorte, Campo Mourão, Goioerê, Umuarama e de outras 14 cadeias da região. “Em casos de incêndio, é importante que tenhamos servidores brigadistas que possam colaborar com as ações do Corpo de Bombeiros em todos os estabelecimentos prisionais”, comentou Brito.

O projeto vem sendo desenvolvido em todo o estado e capacita os agentes na prevenção e na primeira intervenção em incêndios nos estabelecimentos prisionais. “Os servidores aprendem a conduta operacional em situações de emergências e incêndios, atuando na evacuação segura dos ambientes, além de formas de apoio ao Corpo de Bombeiros”, explicou.

Após o curso, os agentes ainda conseguem identificar produtos perigosos, avaliar situações de riscos, fazer o atendimento de primeiros socorros, além de combater princípios de incêndio, com o objetivo de preservar vidas, em primeiro plano, e o próprio patrimônio público.

GALERIA DE IMAGENS