Servidores da Sesp visitam unidades da Polícia Científica em Curitiba 23/04/2025 - 16:11

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná promoveu, nesta quarta-feira (23), uma visita dos servidores do setor administrativo da Pasta às unidades da Polícia Científica (PCP) do Tarumã e no Centro. O evento faz parte do ciclo de visitação às forças de segurança vinculadas à Sesp, com o propósito de promover a integração entre os servidores.

“A importância das visitas dos servidores da Secretaria de Estado de Segurança Pública se dá pela necessidade da aproximação dos nossos servidores junto aos órgãos de segurança pública do Estado. Entender como opera o órgão, suas peculiaridades no caso hoje foi na Polícia Científica, e como o trabalho ocorre no dia a dia. Normalmente o servidor da SESP só tem contato com o órgão por meio de protocolos, mas não conhece a realidade do órgão, então a visita é salutar neste aspecto”, destacou o assessor da Diretoria Geral da Sesp, major Fábio César da Silva.

Todo o cronograma de visitação foi organizado pela Diretoria-Geral da Pasta em conjunto com o Núcleo de Recursos Humanos Setorial. Essa foi a segunda visita do ciclo, que encerra em junho deste ano. As cinco instituições vinculadas à Secretaria serão visitadas: polícias Civil, Militar, Científica e Penal e Corpo de Bombeiros. 

“Para que o nosso trabalho na Polícia Científica seja realizado, existem muitos fatores dos quais dependemos do trabalho realizado na Secretaria. Para nós é uma alegria receber as pessoas que trabalham no administrativo, para que eles consigam ver o reflexo do trabalho deles na Polícia Científica”, disse a perita criminal e chefe da UETC do Tarumã, Patricia Cancelier.

Durante a visita, os servidores puderam ter acesso aos laboratórios de Química, Toxicologia, Genética, Tanatologia, Local de Crime, Antropologia e a Clínica Médica, localizados na unidade do Tarumã. Em seguida, conheceram as instalações da Unidade do Centro, onde puderam observar de perto a estrutura e o Museu Paranaense de Ciências Forenses.

"A visita na Científica foi uma experiência muito interessante. Tivemos a oportunidade de conhecer o prédio, as instalações e observar de perto o empenho das pessoas que trabalham ali. Algo que me chamou muito a atenção foi a disponibilidade de todos, sempre prontos para explicar e mostrar como tudo funciona. É gratificante saber que, no nosso trabalho, colaboramos com a comunidade e contribuímos com os esforços da polícia. Isso dá ainda mais sentido ao que fazemos no dia a dia", comenta a servidora do Núcleo de Recursos Humanos da Sesp, que participou da visita, Adriana Soares da Silva.

CICLO - Além da Polícia Científica, os servidores já puderam conhecer o Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar, no início do mês. A próxima está prevista para maio, ocasião que irão conhecer a sede do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, em Curitiba. 

GALERIA DE IMAGENS