Servidor da Sesp é destaque estadual em Ouvidoria durante congresso de governança 28/11/2025 - 15:41

O servidor Diego Graf, da Ouvidoria da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp), recebeu nesta quinta-feira (27) o Prêmio Agente Destaque Ouvidoria durante o 3º Congresso de Governança Pública, promovido pela Controladoria Geral do Estado (CGE), em Curitiba. A homenagem reconhece profissionais que contribuem para o fortalecimento da governança pública, com foco em transparência, participação social e controle interno.

A escolha dos premiados é feita pelos coordenadores da CGE, com base em critérios como cumprimento de prazos, participação em cursos e capacitações e desempenho nas áreas de compliance, controle interno, ouvidoria e transparência. As categorias contemplam servidores de secretarias estaduais, órgãos especiais, autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista e serviços sociais autônomos.

O secretário da Segurança Pública em exercício, coronel Adilson Luiz Lucas Prüsse, destacou que a premiação representa o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Integridade e Compliance da pasta, especialmente pela Ouvidoria e seu canal oficial de atendimento, o Sigo. “A homenagem fortalece o serviço e demonstra à população que o Governo do Estado, por meio da Secretaria, prioriza o atendimento de todas as demandas encaminhadas. Nenhum cidadão paranaense fica sem resposta”, afirma.

Para o chefe do Núcleo de Integridade e Compliance (Nics/Sesp), coronel Carlos Alberto Rocha, o prêmio tem significado especial para a Secretaria da Segurança Pública. “O reconhecimento ao agente de ouvidoria representa o trabalho de toda a equipe, dedicada ao atendimento das demandas da população e à transparência na prestação de contas e nas entregas finalísticas”, avalia o coronel.

PREMIADO - Segundo Diego Graf, o prêmio reflete o esforço conjunto dos servidores. “A Ouvidoria da Sesp é a porta de entrada da sociedade na segurança pública, e nada seria possível sem o apoio da alta gestão, da equipe do Nics e de todos os servidores que contribuem diariamente para que possamos responder com responsabilidade às demandas do cidadão”, disse.

Para ele, o reconhecimento reforça a importância da participação social, da transparência e do controle interno como pilares da governança na segurança pública. “Mais do que um prêmio pessoal, encaro a homenagem como um incentivo para aprimorar a escuta qualificada, o uso estratégico de dados e a devolutiva à população, para que cada manifestação se torne uma oportunidade real de melhoria dos serviços públicos oferecidos pela Secretaria”, acrescenta.

OUVIDORIA – A Ouvidoria da Secretaria da Segurança Pública do Paraná é um setor estratégico da pasta. Ela atua em conjunto com as ouvidorias das forças de segurança pública no recebimento, encaminhamento e resposta às demandas da população. 

O canal recebe sugestões, reclamações, denúncias e pedidos de informação sobre os serviços prestados pela Sesp e pelas cinco forças de segurança do Estado. A Ouvidoria é o elo direto entre a população e a administração pública, garantindo transparência, qualidade dos serviços e defesa dos direitos dos cidadãos.
O link para acesso à Ouvidoria da Secretaria da Segurança Pública do Paraná é: https://www.seguranca.pr.gov.br/Pagina/Ouvidoria-Geral-da-SESP

GALERIA DE IMAGENS