Segurança Pública e prefeitura de Fazenda Rio Grande assinam termo de cooperação para compartilhamento de dados 09/07/2021 - 19:30
A Secretaria da Segurança Pública do Paraná e a Prefeitura de Fazenda do Rio Grande (Região Metropolitana de Curitiba) vão compartilhar informações gerais e de segurança, conforme o Termo de Cooperação Técnica da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP) assinado nesta quarta-feira (07/07). A medida vai permitir maior agilidade nas investigações por parte da Segurança e autonomia para que o município acesse informações de interesse com mais facilidade.
Para o secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, trabalhar de forma integrada é um dos pilares da pasta, para que o resultado possa ter mais celeridade. “A assinatura deste termo de cooperação é mais uma ação que está vinculada ao trabalho integrado, pois com ele teremos um maior compartilhamento de informações com diversas cidades do Estado, o que nos fortalece no desenvolvimento de trabalhos em conjunto com outros órgãos”, completa.
A cidade da Fazenda Rio Grande agora poderá acessar os Boletins de Ocorrência Unificados (BOU), desde a confecção, até consultas e demais informações. O município também tem a possibilidade de verificar informações do Business Intelligence, ferramenta da Secretaria da Segurança Pública que possui estatísticas criminais.
O Termo de Cooperação Técnica da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP) com guardas municipais já contempla 26 cidades paranaenses. O objetivo do convênio é dar maior agilidade e eficiência ao trabalho das forças de segurança, integrando as Guardas Municipais ao sistema.
O prefeito de Fazenda Rio Grande, Dr. Nassib Hammad, enfatiza que a cidade da Fazenda Rio Grande está entrando para o grupo de prefeituras que são preocupadas com a segurança. “Tenho certeza que a cidade vai ganhar com a segurança por meio desta integração. Esse boletim é importante para o município e vai ajudar a melhoria da segurança, fixando cada vez mais a necessidade dessa melhoria, junto com os governos. Ficamos contente e quero agradecer sempre a esse trabalho que o pessoal tem feito, junto com o coronel Marinho”, acrescenta.
Segundo o secretário da Defesa Social da Fazenda Rio Grande, Robson Barreto, o maior avanço com a parceria é o suporte tecnológico. “Com mais tecnologia, a Guarda Municipal pode prestar um melhor atendimento à população. Poderemos dar respostas mais eficientes graças a esse trabalho integrado com a Secretariaria Estadual da Segurança Pública”, destaca.
Já o comandante da Guarda Municipal da Fazenda Rio Grande, Cláudio Moyses Araújo de Andrade, pontua que a assinatura é fundamental para o desenvolvimento das ações executadas pela corporação. “A ferramenta nos dará um desenvolvimento melhor no planejamento das ações da Guarda municipal e também beneficiará a população, pois teremos os boletins de ocorrências unificados, e poderemos estar dando uma atenção melhor, ajudando outras forças”, esclarece.
PRESENÇAS - Estiveram presentes além do secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, e do prefeito de Fazenda do Rio Grande, Dr. Nassib Hammad, o secretário da Defesa Social da cidade, dr Robson Barreto, o comandante da Guarda Municipal da Fazenda Rio Grande, Cláudio Andrade, o diretor da Secretaria de Defesa Social, Jeferson Nascimento Ribeiro, e o subcomandante da Guarda Municipal, Marcelo Luis dos Santos.
Também estiveram presente o assessor Militar da Sesp, coronel Adilson Luiz Correia dos Santos; o assessor da Polícia Civil, delegado Vinicius Augustus de Carvalho; o coordenador do Disque Denúncia 181, capitão André Henrique Soares; e o coordenador do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (CAPE), capitão Claudio Todisco Silveira.