Segunda fase da Operação Tentáculo resulta no cumprimento de 31 mandados e condução de 15 pessoas 01/10/2020 - 17:00

A Polícia Civil de Ponta Grossa desencadeou, na última quinta-feira (01/10), a segunda fase da Operação Tentáculo, resultado de três grandes investigações da unidade, que contou com ajuda da população, por meio de denúncias. Uma arma de fogo, munições, drogas e dinheiro foram apreendidos. Ao todo, foram cumpridos 31 mandados de busca e apreensão e 15 pessoas foram conduzidas para a delegacia durante a ação, sendo três autuadas em flagrante.

A polícia identificou vários pontos de venda de drogas durante diligências no bairro de um rapaz que foi preso durante a primeira fase da operação e em bairros próximos deste local. Toda a ação resultou no cumprimento de sete mandados de busca e apreensão nessa área. Se contabilizado com os cinco mandados cumpridos na primeira fase, foram doze mandados de busca e apreensão relacionados ao tráfico de drogas cumpridos ao todo.

Em um dos cumprimentos de mandados, os policiais evitaram que uma família fosse tomada como refém pelos criminosos, que queriam roubar a camionete pertencente a eles. Em outra ocasião, por vários dias, os investigadores fizeram escolta velada de uma vítima, sem mesmo que ela soubesse, para protegê-la de assalto de uma camionete vermelha.

Além das ações contra o tráfico de drogas, a operação também colaborou para o combate ao furto e receptação de fios de cobres, baterias, uso de arma de fogo e tráfico de drogas. A ação é trabalho de uma investigação que levou à prisão de algumas pessoas pelo furto de transformadores e fios de cobre, que resultaram em um prejuízo de R$ 100 mil para a Sanepar. Dois suspeitos foram presos na primeira fase da operação e um terceiro fugiu quando percebeu a chegada da polícia no local.

De acordo com a polícia, vários casos de furto foram esclarecidos a partir desta ação e uma quadrilha foi desmantelada. Durante esta quinta-feira (01/10), foram cumpridos mais dois mandados de busca e apreensão na área rural que, se contabilizados com os oito mandados cumpridos na fase anterior da ação, totaliza 10 mandados cumpridos para esse trabalho.

Durante a segunda fase da Operação Tentáculo, a polícia ainda investigou diversos pontos de venda de drogas na cidade, além de denúncias de disparos de arma de fogo. Com ajuda da população, por meio de denúncias, foram identificados pontos de venda de drogas em diversos bairros do município.   

Dos 31 mandados cumpridos nesta quinta-feira (01/10), 22 foram em lugares potenciais de tráfico de drogas e posse de arma, resultando na apreensão de uma arma de fogo, porções de maconha e de crack.

PRIMEIRA FASE - Na fase anterior da Operação Tentáculo, a Polícia Civil conduziu onze pessoas para a delegacia. Destas, três permanecem presas. Também foram apreendidas quatro armas de fogo, um tablete de maconha e dinheiro. Além disso, vários crimes de furtos foram solucionados e as forças policiais recuperaram diversos produtos de furto e roubo.

Também na primeira fase, a polícia prendeu um criminoso que assediava adolescentes para praticar roubos de veículos na cidade e, em troca, fornecia drogas para eles. A prisão dele só foi possível após um amplo trabalho de investigação das forças policiais. Ele vai responder por tráfico de drogas, associação criminosa, roubo e corrupção de menor. Além dele, um adolescente também foi apreendido na ação.

Recentemente outro comparsa dele também foi preso por envolvimento nesses crimes e por ter furtado um comércio. A partir de investigações relacionadas a esse homem foi possível chegar nas informações dos mandados de busca e apreensão cumpridos na manhã desta quinta-feira (01/10).   

 

GALERIA DE IMAGENS