Secretário prestigia solenidade do 165º Aniversário da Polícia Militar do Paraná 09/08/2019 - 16:50

A Academia Policial do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais (PR), sediou mais uma comemoração de aniversário da Polícia Militar do Paraná. O evento solene dos 165 anos da Corporação também marcou a vida dos cadetes do primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) que receberam o Espadim Tiradentes, arma símbolo do cadete, que marca o início da carreira militar. O tema do aniversário deste ano, escolhido pela instituição, é “Herois do Paraná”.

“É uma justa e merecida homenagem àqueles que, pautados em nobres valores como honra e coragem, atuam todos os dias em nome de um ideal”, enalteceu o Governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, em carta enviada e lida pelo Secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, que o representou na ocasião.

“Hoje, a PM do Paraná representa uma das forças de segurança mais respeitadas do país, fruto do trabalho incansável de milhares de homens e de mulheres que se dedicam ao próximo, mesmo com o sacrifício da própria vida”, completou Ratinho Junior.

O serviço em prol do cidadão paranaense também foi lembrado pelo próprio Secretário da Segurança. “Nestes 165 anos, milhares de pessoas foram salvas por nossos guerreiros policiais militares. Muitos deles deixaram seu nome na história da Corporação, abnegaram da própria vida, deixaram sua família, sonhos e objetivos para se colocar entre a violência e a intemperança crescente no mundo e a vida de cidadãos de bem”, discursou o coronel Marinho.

Ele ainda aproveitou a solenidade para agradecer a doação e entrega de cada militar estadual. “A brilhante história da Polícia Militar é feita de sacrifícios, de patriotismo, construída por pessoas que escolheram trabalhar em prol dos outros em detrimento de si mesmo, e ostentam a farda cáqui com orgulho e destemor. Deixo aqui meus mais sinceros agradecimentos por cada gota de sangue que esses nobres profissionais derramaram em prol da sociedade”, completou.

Além de destacar todo o trabalho da Corporação em seu discurso na solenidade, o 97º Comandante-Geral da PM também lembrou da importância da comunidade para a Segurança Pública. “Eu agradeço aos cidadãos pela dedicação, atenção e carinho com a Polícia Militar, pois ninguém é mais forte do que polícia e população juntos na defesa de sua comunidade”, afirmou.

ESPADIM TIRADENTES - O evento também marcou o início da carreira militar dos 34 novos cadetes do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais, sendo dois alunos do estado do Amazonas, que receberam o Espadim Tiradentes, arma símbolo do cadete da Polícia Militar do Estado do Paraná.

Durante a solenidade, os padrinhos e as madrinhas entregaram o Espadim Tiradentes, arma símbolo do cadete, aos futuros oficiais, e que os acompanhará no período de três anos de formação acadêmica antes de passarem ao serviço operacional.

Com o espadim em mãos, os cadetes leram em alta voz o juramento que será seguido durante toda a carreira militar: salvar e proteger as pessoas, independente da circunstância, colocando em risco a própria vida, se for necessário. “Nós recebemos no passado também, mas temos que ter em mente que, com o privilégio do Espadim, o zelo na condução de seus atos e de suas atitudes, fará com que os cadetes estejam sendo naturalmente direcionados ao exercício do Comando e das atividades”, discursou o Comandante-Geral da PMPR.

Aos alunos da Academia, o coronel Marinho aproveitou para também deixar sua mensagem: “Estejam preparados, porque ser policial militar é estar 24 horas por dia, sete dias por semana, fardados ou não, à disposição da sociedade”, destacou o coronel. “A doação pelo próximo é a maior e mais desafiadora tarefa que um servidor da Segurança têm”, completou.

PRESENÇAS - Além do Secretário da Segurança e do Comandante-Geral, estiveram presentes no evento: o Subcomandante-Geral da PM, coronel Antônio Carlos de Morais; o chefe do Estado Maior, coronel Lanes Randal Prestes Marques, o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Samuel Prestes; o Comandante da APMG; coronel Ronaldo de Abreu; o Procurador de Justiça do Ministério Público, Vani Antônio Bueno; o Secretário Municipal de trânsito de Curitiba, Guilherme Rangel; os Presidentes das Associações: AMAI, AVM, ASSOFEPAR e ALMEPAR, bem como oficiais e praças da Corporação, familiares e amigos dos cadetes e demais convidados.

GALERIA DE IMAGENS