Secretário da Segurança se reúne com prefeitos e instituições que estarão envolvidas na Operação Verão 2019/2020 24/10/2019 - 12:50
O Coordenador da Operação Verão 2019/2020 e Secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Romulo Marinho Soares, participou de mais uma reunião com os representantes de secretarias, órgãos e instituições envolvidas nas atividades de temporada deste verão. A reunião aconteceu na tarde desta terça-feira (22/10) no Hotel Sesc Caiobá em Matinhos. Os prefeitos das cidades de Guaratuba, Matinhos e Morretes, no Litoral do Estado, também participaram do encontro.
Cada representante dos órgãos envolvidos no projeto puderam apresentar para a coordenação os planos e ações previstos para os veranistas durante os mais de 70 dias da Operação Verão 2019/2020, quando milhares de pessoas descem ao litoral para passar as férias e festas de fim de ano, além do Carnaval.
Dentre os serviços que devem ser disponibilizados durante a temporada, estão o projetos da Sanepar e da Copel, empresas que já estão entrando em contato com os seus clientes, que tem imóveis na praia e que, durante o período de baixa temporada, deixam os serviços suspensos, para evitar transtornos no fim do ano.
A Secretaria de Esporte está com vagas abertas para o curso de capacitação para profissionais de comunicação social e de estudantes de educação física que tenham interesse em trabalhar no verão. As inscrições vão até às 17 horas do dia 30 de outubro. Mais informações podem ser obtidas através deste link www.esporte.pr.gov.br/Pagina/Escola-do-Esporte.
Na área de segurança pública, as corporações estão definindo os últimos ajustes para levar mais tranquilidade aos veranistas e moradores locais. Além do aporte de equipamentos, viaturas e outros recursos, também serão feitos ajustes na gestão dos efetivos e da coordenação operacional das polícias atuantes na temporada.
As ações de polícia serão contínuas ao longo de toda a temporada, com previsão de reforço no Ano Novo e também no Carnaval. Desde a chegada pelas rodovias estaduais até a areia da praia haverão policiais e bombeiros à disposição da população. A Polícia Civil também terá aporte das ações e de investigação.
Vários outros serviços foram apresentados, por exemplo, de guarda vidas e de limpeza, no entanto, todas as instituições ainda têm ajustes à fazer para depois divulgarem oficialmente seus projetos.
Vários outros serviços foram apresentados, por exemplo, de guarda vidas e de limpeza, no entanto, todas as instituições ainda têm ajustes à fazer para depois divulgarem oficialmente seus projetos.
PRESENÇAS - Estiveram presentes na reunião, além do coordenador e Secretário da Segurança, coronel Marinho, o coordenador-adjunto da Operação Verão 2019/2020, coronel Erich Wagner Osternack; o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus; o prefeito de Matinhos, Rui Hauer; o prefeito de Morretes, Osmair Costa Coelho; o chefe da Defesa Civil, coronel Ricardo Silva; o comandante o 1º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Maurício Genero; o Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Josemar Rogério Biscaia; o Comandante da Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV), tenente-coronel Adilson Luiz Correa dos Santos; o Comandante do 8º Grupamento dos Bombeiros, major Jonas Emmanuel Benghi Pinto; o subcomandante do Batalhão de Polícia Rodoviária, major Marcio Antônio Machado Pereira.
Também participaram do encontro o coordenador da Operação Verão pela Polícia Civil, delegado Gil Rocha Tesserolli; o diretor superintendente de Esportes, Tiago Campos; o representante da Polícia Científica, o perito Michel Rodrigues; o coordenador da operação pelo Departamento Penitenciário do Paraná, agente Josielson Fabrício; a coordenadora de Serviços e Urgências da Secretaria de Saúde, Beatriz Monteiro Oliveira; o integrante da Sanepar, Nilson Monteiro; o integrante da Copel, Sidnei Garszteka; a representante do Departamento de Estradas de Rodagem, Elaine Koutton.