Secretário da Segurança Pública visita obras e instituições da segurança pública em Foz do Iguaçu 15/10/2021 - 14:40

O Secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, visitou obras em andamento e instituições da segurança pública na cidade de Foz do Iguaçu, na região Oeste do Estado, na quinta-feira (14/10). Além disso, o Secretário também participou de uma reunião com a Paraná Turismo, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST), para alinhar estratégias relativas ao turismo e a segurança na região da fronteira. 

Durante cumprimento de agenda em Foz do Iguaçu, o Secretário Marinho visitou o andamento das obras do novo Quartel do 9º Grupamento de Bombeiros, o qual teve início neste ano, com um investimento de aproximadamente R$ 19,9 milhões, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). No local, ele conversou com o engenheiro chefe da construção, que mostrou todos os locais da obra, os materiais que estão sendo usados, além de explicar como serão as próximas etapas e a continuidade dos trabalhos.

Na sequência, o Secretário também acompanhou o andamento da construção da Cadeia Pública de Foz de Iguaçu, a qual deve ser finalizada ainda neste ano. A unidade faz parte da ampliação dos canteiros da Penitenciária de Foz do Iguaçu I (PEF I) e vai possibilitar a abertura de 752 novas vagas para o sistema penitenciário da região. O investimento é de aproximadamente R$ 18.198.229,75, oriundos dos governos federal e estadual. 

Para o Secretário Marinho, é importante estar no local para acompanhar o andamento das obras. “As visitas aos canteiros das obras são essenciais para avaliar se os trabalhos estão sendo executados de acordo com o projeto e, também, para possibilitar maior celeridade à entrega. Essas obras fazem parte de um planejamento estratégico que a Secretaria tem buscado, com o apoio do Governo do Estado, para melhorar a estrutura da segurança pública e deixar um legado ao estado do Paraná”, afirmou o secretário Marinho.

Ainda durante sua passagem em Foz, o secretário também esteve na 6ª Subdivisão Policial (SDP), onde reuniu-se com integrantes das forças de segurança estaduais e municipais para conversar sobre o fluxo e a logística de trabalho de cada instituição e estabelecer estratégias que possibilitem a melhoria da segurança tanto para os moradores de Foz quanto para os turistas que visitam a região, os quais têm aumentado consideravelmente.  

TURISMO – Como parte do planejamento estratégico para a segurança da região Oeste do Estado, o Secretário Marinho também participou de uma reunião da Paraná Turismo, juntamente com outras autoridades estaduais, além de representantes dos setores público e privado, em que foram ouvidas e discutidas as demandas do local como o grande fluxo de turismo e a segurança da cidade, para que de forma integrada, as instituições consigam fomentar o turismo e oferecer segurança simultaneamente. 

“Essa integração entre as diversas instituições, públicas e privadas, é muito importante para que possamos entender a demanda que a região possui, já que a procura pelo turismo no local tem aumentado consideravelmente, e para que possamos estar atentos e planejar a ampliação de atuação e de equipamentos”, disse Marinho. 

Ainda de acordo com ele, esse planejamento é importante para que as pessoas venham visitar as belezas naturais de Foz e se sintam seguras, não só nos passeios, mas em toda a sua permanência na cidade”, ressaltou o Secretário Marinho.

GALERIA DE IMAGENS