Secretário da SETI visita Centro de Controle de Operações e conhece avanços do programa Olho Vivo 20/01/2026 - 17:56

O Centro de Controle de Operações (CCO) recebeu nesta terça-feira (20) a visita do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Aldo Nelson Bona, que esteve no local para conhecer a estrutura operacional e os avanços do programa Olho Vivo.

“Agradeço a visita do secretário Aldo, que demonstra a importância da integração entre as áreas de ciência, tecnologia e segurança pública. Essa aproximação fortalece projetos como o Olho Vivo, que utilizam inovação e inteligência artificial para ampliar a eficiência das forças de segurança e garantir mais tranquilidade à população do Paraná”, destaca o secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira.

Durante a visita, o secretário acompanhou uma apresentação detalhada sobre o funcionamento do CCO, as tecnologias utilizadas no monitoramento em tempo real e a integração entre os sistemas que apoiam as ações das forças de segurança pública. Também foram apresentados os resultados do programa Olho Vivo, que se aproxima da marca de 500 câmeras inteligentes instaladas em todo o Paraná e segue em expansão para municípios do interior do estado.

“Realmente, o cidadão que vem ao litoral do Paraná está muito bem seguro. As forças de segurança atuam em conjunto nesta operação, com tecnologias de última geração apoiando o trabalho, uso de inteligência artificial e monitoramento aqui em um sistema de controle, que certamente garante ao cidadão a segurança necessária. Parabéns a todas as forças de segurança do Estado e ao nosso secretário de Segurança Pública, o coronel Hudson, por toda a organização dessa estrutura e pela articulação das forças para o bem do cidadão que quer curtir o litoral do Paraná”, afirma o secretário da SETI, Aldo Nelson Bona.

Coordenado de forma integrada pela Secretaria da Segurança Pública (SESP), Secretaria das Cidades e pela Superintendência-Geral de Governança de Serviços e Dados, o programa Olho Vivo utiliza câmeras com recursos de inteligência artificial para fortalecer ações preventivas, investigações e a resposta rápida a ocorrências, ampliando a capacidade operacional das forças de segurança.

GALERIA DE IMAGENS