Secretário Marinho participa de evento que comemora entrada de novos cadetes na Polícia Militar e os 167 anos da corporação 10/08/2021 - 18:34

O Secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, participou, nesta terça-feira (10/08), da entrega do Espadim Tiradentes aos 122 novos cadetes policiais e bombeiros militares, na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG). O evento coincidiu com a comemoração dos 167 anos de criação da PM no Paraná, junto com a entrega da medalha Coronel Sarmento, que é concedida aos militares e civis que se destacaram por auxiliarem à causa pública no estado. O evento contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Desembargador José Laurindo de Souza Netto e demais autoridades.

“Comemoramos hoje o aniversario da Polícia Militar do Paraná, e digo com convicção que este evento só existe porquê temos o quê comemorar. A secretaria tem buscado, cada vez mais, proporcionar ferramentas para o serviço diário dos policiais, veículos atualizados e tecnologia, com a compra de equipamentos, e fazemos isso com a certeza de que serão bem utilizados, pois contamos com o trabalho de profissionais competentes. Parabenizo a Polícia Militar, não só por seus 167 anos de criação, mas também por tão bem representar a segurança pública no Paraná”, parabenizou o secretário Marinho.

No evento, o Comandante-geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, aproveitou o momento para ressaltar o valor do serviço do policial militar paranaense, e externou as parabenizações da PM aos novos cadetes. “Não há melhor presente para a Polícia Militar, em seu aniversário de criação, do que a entrega do Espadim Tiradentes para os novos 122 cadetes que aqui estão. Nos ajudem a fazer uma polícia melhor, a manter a PM como exemplar para o restante do Brasil, e saibam que apesar de suas rígidas responsabilidades, toda essa jornada valerá a pena”, disse.

Durante a solenidade, também houve a entrega da maior condecoração da Polícia Militar, a medalha Coronel Sarmento, a militares ou civis que fizeram a diferença para o Estado, auxiliando, de forma destacada, nas causas públicas. A honraria possui este nome pois homenageia o Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento, que foi reconhecido patrono da Polícia Militar do Paraná por ter dedicado sua vida à corporação e pela luta na “Campanha do Contestado”, em 1912, na qual teve o olho ferido.

“Recebo com muita honra e gratidão esta medalha Coronel Sarmento, pois tenho muito orgulho em poder fazer parte desta corporação e liderar os bombeiros com a minha vida. Também parabenizo os novos cadetes que vieram em momento muito oportuno para reforçar nossas tropas e renovar a esperança, visto que representam o nosso futuro”, disse o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gerson Gross, que também foi agraciado com a medalha.

ESPADIM TIRADENTES – O evento também marcou o início da carreira militar dos 122 cadetes da APMG, sendo seis da Polícia Militar do Espírito Santo. Durante a solenidade, os padrinhos e as madrinhas entregaram o Espadim Tiradentes, arma símbolo do cadete, aos futuros oficiais, e que os acompanhará no período de três anos de formação acadêmica antes de passarem ao serviço operacional.

Após receber o Espadim, o Cadete Roberto Sobral, que veio do Rio de Janeiro para prestar o Curso de Formação de Oficiais no Paraná, contou sobre o seu “sangue de policial militar” que já vem de gerações. “Meu bisavô era PM, meu avô é bombeiro militar e meu pai, que está aqui presente, é oficial do Corpo de Bombeiros, então, desde cedo, senti que eu também assumiria um papel nobre como o deles, que é salvar vidas”, disse.

ANTES - Na semana anterior, na sexta-feira (06/08), também aconteceu o evento de formatura dos cadetes do 3º ano do CFO (HIPERLINK), que entregaram seus Espadins e receberam a espada de Oficial. No dia, o secretário Marinho ressaltou os esforços da Polícia Militar em manter a formatura dos 42 Aspirantes à Oficial mesmo durante a pandemia, sabendo que agora, eles serão distribuídos para comporem os efetivos das unidades do Interior do Estado e poderão fortalecer a corporação com afinco.

PRESENÇAS – Estiveram na solenidade o Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador José Laurindo de Souza Netto; o secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares; o deputado estadual Tiago Amaral; o Comandante-Geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira; o Subcomandante-Geral da PM, coronel Rui Noé Barroso Torres; o Chefe do Estado-Maior da PM, coronel Adilson Luiz Lucas Prüsse; o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gerson Gross; o Diretor de Finanças da PM, coronel Gelson Marcelo Jahnke; o Diretor de Ensino e Pesquisa da PM, coronel Vanderley Rothenburg; o Comandante da APMG, tenente-coronel Waldick Alan de Almeida Garret; o Comandante do 5º Comando Regional da PM, tenente-coronel Sérgio Almir Teixeira; o Comandante do 2º Comando Regional da PM, Hilberaldi Correia de Lima; o Comandante do 1º Comando Regional da PM, coronel Wagner Lucio dos Santos; o Comandante do 6º Comando Regional da PM, coronel Renato de Oliveira Ribas Filho, além de demais oficiais e praças da PM e do Corpo de Bombeiros, convidados e admiradores da PM.