Secretário Marinho participa da formatura dos novos aspirantes da PM e comemora aniversário da APMG 07/08/2021 - 18:21

O Secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, participou, nesta sexta-feira (06/08), da formatura dos 42 novos aspirantes a oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros que receberam a espada para iniciarem suas carreiras como oficiais da corporação. O secretário também foi homenageado com a medalha cinquentenária de comemoração aos 50 anos da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), que contou com a presença do vice-governador do Paraná, Darci Piana e do Comandante-geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, e demais autoridades.

 

O secretário Marinho exaltou o esforço da Polícia Militar em formar, com excelência, toda esta turma de aspirantes. “Mesmo com a pandemia, a APMG entrega agora esta nova leva de profissionais qualificados que serão distribuídos pelo Paraná para exercerem suas funções, integrados aos quadros da PM. Quem mais ganha com isso é a nossa sociedade, que recebeu esse reforço muito necessário na Segurança Pública e que nos deixa muito contentes com sua chegada”, disse.

 

Nesta solenidade também foram comemorados os 50 anos de criação da Academia Policial Militar de Guatupê e o Comandante da PM, coronel Hudson, aproveitou para preconizar as tradições da unidade de ensino militar. “A APMG é uma referência em todo o país, pois formou e qualificou muitos oficiais e praças durante todos esses anos, e não há melhor maneira de comemorar o dia da Academia do que com a graduação desta nova turma de aspirantes, que vêm para somar nos diversos municípios paranaenses em que serão escalados”.

 

Foram 42 novos aspirantes formados, 27 deles da carreira de oficiais policiais militares enquanto os outros 15 da carreira de oficiais bombeiros militares. Por conta da pandemia, a graduação se estendeu por mais meio ano, chegando a três anos e meio de intensas atividades, aulas teóricas e práticas, além do estágio operacional, resultaram na formação, com excelência, dos cadetes, que tiveram a oportunidade de ter contato com todas as ramificações de policiamento ostensivo, além das doutrinas policiais militares e tudo o que envolve a missão constitucional da PM.

 

“Em nome do governador do estado, Ratinho Jr, quero parabenizar a todas estas centenas de milhares de policiais e bombeiros militares que já se formaram aqui na Academia, principalmente os que estão aqui hoje, e que fazem do Paraná referência na Segurança Pública do país. Vocês escolheram essa profissão e sabem do peso da responsabilidade que agora, vocês têm. Ainda, agradeço a todos aqueles que trabalharam na sua formação, pois sei do bem que isso fará à sociedade, pelo simples fato de honrarem a farda que estão usando”, expressou o vice-governador do estado, Darci Piana, em seu discurso.

 

MEDALHA – O comando da APMG criou neste ano a medalha Coronel Antônio Michaliszyn em comemoração ao cinquentenário da instituição de ensino. A escolha do nome da honraria foi em homenagem ao legado do coronel Michaliszyn que perpetua até hoje na Polícia Militar. Ingressou como soldado em 1942 e subiu para as graduações de cabo e sargento, até que em 1948 foi declarado aspirante a oficial.

 

O secretário Marinho foi um dos homenageados e recebeu a medalha comemorativa, que homenageia pessoas civis ou militares que contribuíram para o crescimento da APMG, juntamente ao vice-governador Darci, à Prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer e o Alto Comando da PM. “O recebimento desta medalha, além de ser uma honra, aumenta minha responsabilidade em continuar trabalhando a passos largos para melhoria das condições de trabalho dos policiais e bombeiros militares, principalmente no que diz respeito à capacitação e aperfeiçoamento”, destacou o secretário Marinho.

 

PAI E FILHO – Também presente no evento, o Coordenador Estadual dos CONSEGs, coronel Chehade Elias Geha, não estava na cerimônia apenas como militar estadual, visto que também foi lá como pai, e muito orgulhoso do mais novo aspirante da família. “Com meu filho se formando, vejo que esta tradição está instaurada na família, com vários policiais militares compartilhando nosso sangue, como meu irmão e meu sobrinho. É uma satisfação enorme presenciar meu filho receber a espada e ostentar a estrela de aspirante a oficial”.

 

O aspirante a oficial Chehade conta que ele tinha esse sonho de adentrar na corporação desde sua infância, principalmente por ver o pai como exemplo. “Foram bastante difíceis esses três anos e meio aqui dentro, porém sei que toda a minha dedicação valeu a pena, e recebo com grande honra esta nova função de defender a sociedade paranaense com a estrela de aspirante no ombro. Assim como para meu pai, para mim, a palavra que define o policial militar paranaense é a dedicação, pois nós abnegamos certas vontades e desejos em prol de um bem maior: a sociedade”, relata.

 

Como 1º colocado da sua turma, o aspirante à PM, Jean Carlos Teixeira de Lima, expressa sua satisfação em atingir esta colocação e relembra do esforço necessário para chegar até o final do curso. “Foram três anos e meio estudando, tirando serviço e cumprindo missões, especialmente neste último ano de pandemia, no qual uma parcela das aulas teve de ser flexibilizada para que conseguíssemos manter a qualidade no aprendizado ao mesmo tempo em que seguíamos as medidas sanitárias vigentes. Agora, irei como aspirante à Paranaguá para servir nosso estado e continuarei dando o meu melhor para levar segurança ao cidadão”, contou.

 

Logo em seguida, como 2ª colocada na turma, está a aspirante à PM, Amanda Marques Alves, que afirma saber que as responsabilidades pós formatura são rígidas, porém se vê confiante em seus próximos passos. “Este período de graduação foi árduo, porém recompensador. A turma sai qualificada e pronta para atuar nos seus devidos postos, pronta para fazer a diferença para a sociedade”, contou.

 

PRESENÇAS - Estiveram presentes no evento o Secretário Marinho, o vice-governador Darci Piana; o Comandante-geral, Coronel Hudson; a Prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer; o Deputado Estadual, coronel Washington Lee Abe; o Deputado Estadual Alexandre Amaro; o Coordenador Estadual dos CONSEGs, coronel Chehade; o Subcomandante-Geral da PMPR, coronel Rui Noé Barroso Torres; o Chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel Adilson Luiz Lucas Prüsse, o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gerson Gross; o Diretor de Ensino e Pesquisa da APMG, coronel Vanderley Rothenburg; o Comandante do Colégio Militar de Curitiba, coronel do Exército Brasileiro Acélio Ferreira da Silva Júnior; o Comandante do 6⁰ CRPM, coronel Renato de Oliveira Ribas Filho e o Assessor Militar da SESP, coronel Adilson Luiz Correa dos Santos.

 

GALERIA DE IMAGENS