Secretaria da Segurança Pública firma parceria com Arapongas para compartilhamento de informações confidenciais 01/07/2020 - 17:26

A Secretaria da Segurança Pública e a Prefeitura de Arapongas assinaram, na manhã desta terça-feira (30/06), a Resolução Conjunta que permite maior integração entre os órgãos e acesso à informações confidenciais das duas instituições. Com a iniciativa, será possível elaborar ações conjuntas para melhorar a segurança da região, além de reforçar o trabalho em pontos estratégicos do município.

“Este é um projeto que já estamos elaborando juntamente com outros municípios paranaenses e que com certeza nos trará bons resultados. A integração entre as forças e o compartilhamento de informações só fornece benefícios, tanto para as instituições, quanto para a população”, disse o secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares.  

Com a assinatura, caberá à Secretaria da Segurança Pública permitir que a prefeitura do município consulte mandados de segurança no geral e  acesse informações de veículos em situação irregular. O município de Arapongas também terá autonomia para a confecção e consultas das informações do banco de dados dos Boletins de Ocorrência Unificados.

Em contrapartida, a Prefeitura deverá liberar acesso da base da dados de contribuintes, informações das secretarias municipais da Saúde, Educação e Segurança, e também o acesso a imagens das câmeras de segurança. Além disso, deverá ser disponibilizada a base cartográfica de Arapongas, com informações completas de toda a área do município e de pontos de interesse para elaboração de estratégias de segurança.  

O secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito de Arapongas, Paulo Sérgio Argati, que representou o prefeito de Arapongas, Sergio Onofre, afirmou que é uma satisfação assinar a resolução conjunta com a Secretaria. “Isso vem ajudar a gente no trabalho diário, pois nós temos uma Guarda Municipal muito atuante, que trabalha integrada com todo sistema de segurança, com a Policia Militar e com a Policia Civil, e quem ganha com isso é a população araponguense e a população de todo o Estado”, disse Argati.

Todos os custos com investimentos para viabilizar o acesso aos sistemas de informação da Secretaria da Segurança Pública são de responsabilidade do município de Arapongas, que também deverá fornecer toda a documentação dos sistemas e da base de dados que serão disponibilizadas para a Secretaria.  
Assinaram o documento o secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Romulo Marinho Soares; o secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito de Arapongas, Paulo Sérgio Argati e o deputado estadual Soldado Adriano José. Também esteve presente no evento a chefe de gabinete da Secretaria, delegada Luciana de Novaes.

“No passado a gente ouvia falar muito nesta questão de integração das Forças de Segurança, mas não via isso acontecer, e hoje, graças a Deus com o Governador Ratinho Junior e com o Secretário de Segurança Pública Coronel Marinho, isso está sendo colocado em prática. É um ganho exorbitante para as forças de segurança, bem como para a sociedade que terá de fato essa integração e uma Segurança Pública de qualidade”, ressaltou o deputado Soldado Adriano José.

INTEGRAÇÃO - Nas últimas semanas, a Secretaria assinou resoluções conjuntas com outros municípios como São José dos Pinhais, Campina Grande do Sul, Pinhais, Campo Largo e Sarandi. Para as próximas semanas estão previstas assinaturas com outros municípios do Estado.  

GALERIA DE IMAGENS