Secretaria da Segurança Pública comemora Dia do Investigador de Polícia Civil 23/12/2020 - 20:00

Em 23 de dezembro é comemorado o Dia do Investigador de Polícia Civil, policial que entra em ação imediatamente depois que um crime acontece. Logo que um inquérito é instaurado, são eles, os investigadores, os  responsáveis por apurar os indícios  da autoria de crimes, a fim de se chegar à elucidação dos casos. O Estado do Paraná conta com investigadores em atuação, nas mais diversas regiões, os quais buscam sempre dar uma resposta rápida à sociedade e à justiça. 

O Secretário de Estado da Segurança Pública aproveitou a data para lembrar do excelente trabalho que os investigadores têm feito em todo o estado. “Estes homens e mulheres dedicados, responsáveis e compromissados com a sociedade levam justiça e verdade, ao se debruçar em todos os casos independente da magnitude, por isso, deixo aqui meu cumprimento e meu respeito a todos por toda a dedicação e trabalho na Polícia Civil do Paraná, a nossa PCPR", destacou.

A função de um investigador de Polícia Civil é bastante minuciosa e demanda grande dedicação e responsabilidade do profissional. O delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach parabeniza os policiais civis e destaca a importância dos servidores. “Os bons resultados alcançados durante todos os anos são frutos da dedicação e empenho de cada policial civil.”

Há 10 anos, J* deixou a profissão de engenheiro para ser investigador da Polícia Civil do Paraná. Para ele, a parte mais gratificante da função é que não há rotina. “Cada dia é um dia diferente, com novos desafios e atribuições. Temos sempre que nos reinventar para estarmos preparados para todos os tipos de investigações diferentes no dia a dia”, disse.

A investigadora V* atua em Curitiba, na capital do estado, mas esta temporada está trabalhando na Operação Verão Consciente.  Para ela, a principal missão de um policial civil é servir o próximo. “É muito gratificante poder contribuir nos momentos mais difíceis, quando as pessoas pedem socorro ao Estado. Sou investigadora de polícia há 12 anos e me sinto muito feliz exercendo minha profissão.

CARREIRA - O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Segurança Pública, tem trabalhado para aumentar o efetivo e condições de trabalho da Polícia Civil, inclusive dos investigadores. Além de planejar novos concursos e contratações, tem investido no sistema penitenciário com o objetivo de reduzir o número de presos custodiados nas delegacias de todo o estado e melhorar as condições de trabalho dos policiais civis, que devem se dedicar exclusivamente às funções de polícia judiciária. Desta forma, os investigadores poderão fazer somente sua atividade afim.

Em 2021, a PCPR promoverá quatro cursos regionais de direção defensiva, ofensiva e evasiva aos servidores, o qual será ministrado em três dias por um investigador da instituição. As técnicas envolvem situações em que o policial precisa fazer acompanhamento tático, comboio, escolta de presos ou pilotagem em emergências. O objetivo é diminuir as chances de erros na rotina policial.