SESP participa de evento global Google Cloud Next 11/04/2025 - 17:25

Dois representantes da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) estiveram presentes no evento Google Cloud Next, realizado em Las Vegas. A conferência, com duração de três dias, de quarta-feira (9) a sexta-feira (11), apresentou as inovações tecnológicas do Google, incluindo as áreas de Big Data e Inteligência Artificial (IA).

O chefe do setor de Desenvolvimento de Sistemas do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (CAPE), Jocelim Rodrigues Abdala Júnior e o assessor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), perito oficial Alexandre Gori de Castilho, participaram do evento para analisar as tecnologias apresentadas e como elas seriam úteis para a Secretaria e para as forças de segurança.

“O evento nos permitiu o acesso a todo esse ecossistema de tecnologias, tanto na parte do local de armazenamento de dados, como processar esses dados, e como incorporá-los com inteligência artificial para auxiliar as forças de segurança”, disse Alexandre Gori.

A utilização das ferramentas Google pode ser útil na análise automatizada de dados, em demandas de investigação, nos atendimentos a emergências, na realização de perícias forenses, na avaliação de locais de criminalidade e desastres. Além disso, a ferramenta ainda poderia auxiliar nas tomadas de decisões em tempo real e no reconhecimento de padrões de comportamento para prevenção de incidentes, na construção de chatbots (software de automatização de conversas), que podem auxiliar em investigações criminais, vestígios cibernéticos, no atendimento ao público e na tipificação do crime detectado.

“As ferramentas da Google em nuvem garantem segurança das informações, funcionamento estável dos sistemas e a capacidade de crescer conforme a demanda. Isso permite criar soluções inteligentes que melhoram o controle de ocorrências, ajudam na tomada de decisões e permitem que as forças de segurança atuem com mais rapidez, precisão e de forma preventiva”, destacou Jocelim Junior.

Todas as funções geradas pela tecnologia podem ser aplicadas em áreas-chave de atuação, desde a gestão de operações policiais até o monitoramento de ocorrências e o atendimento de emergências. 

GALERIA DE IMAGENS