SESP entrega armas e viaturas ao MPPR no Dia Nacional do Ministério Público 12/12/2025 - 18:46
A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP) participou nesta sexta-feira (12) da programação especial do Ministério Público do Paraná (MPPR) em homenagem ao Dia Nacional do Ministério Público. Durante o evento, realizou a entrega de 10 fuzis e 10 viaturas descaracterizadas para reforçar as ações conjuntas com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO). O evento ocorreu na sede do MPPR, em Curitiba, e reuniu autoridades estaduais, membros do Ministério Público e representantes de diversas instituições.
Durante a solenidade, o governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou a importância do trabalho integrado entre os poderes e o ambiente de cooperação institucional que tem permitido avanços significativos na segurança pública do Estado.
“A segurança pública no Paraná é construída em parceria com os GAECOs espalhados pelo Estado. Hoje estamos entregando mais um milhão de reais em equipamentos, além das novas sedes em Paranaguá e Umuarama para reforçar o combate ao crime organizado. Vivemos o menor índice de criminalidade dos últimos 17 anos, fruto de planejamento, treinamento, investimentos e integração”, disse Ratinho Junior.
Na ocasião, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública, realizou a entrega de 10 fuzis calibre 5,56mm, adquiridos com recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública (Funesp), totalizando R$ 97.725,90. Também foram entregues 10 viaturas descaracterizadas, igualmente financiadas pelo Funesp, no valor de R$ 1.225.000,00. Os equipamentos serão destinados ao apoio operacional das ações integradas com o GAECO e demais frentes de atuação do Ministério Público.
O secretário da Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira, destacou a importância da integração para o fortalecimento das ações de segurança no Estado. “Seguimos as diretrizes do nosso governador para fortalecer a segurança pública por meio da integração. Isso ocorre entre todas as forças de segurança do Estado e, da mesma forma, com o Ministério Público. E essa parceria já tem mostrado resultados importantes”, ressaltou.
O procurador-geral da Justiça do Ministério Público, Francisco Zanicotti, reforçou o papel da cooperação institucional e a estrutura disponível para fortalecer as ações do MPPR. “Aqui no Paraná podemos afirmar que temos uma máquina em favor do povo. Uma máquina bem organizada. Os fuzis aqui talvez sejam um exemplo, mas temos uma verdadeira máquina de guerra, governador, em favor da população, para conduzir o bom combate: o combate pelo amor ao próximo, pelo trabalho dedicado ao povo e às suas necessidades”, afirmou.
Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Estado registrou queda de 31,29% nos homicídios entre janeiro e agosto de 2024 e 2025, o melhor resultado entre todas as unidades da Federação. O primeiro semestre de 2025 também teve o menor índice desde 2018, resultado da forte integração entre as forças de segurança e o Ministério Público, da valorização das carreiras policiais e de investimentos em tecnologia, viaturas e armamentos.
O governador associou os anúncios desta sexta-feira à cooperação entre instituições, que tem sido um diferencial do Estado, permitindo resoluções rápidas. “Essa ideia de que as instituições não podem trabalhar juntas é um equívoco. Aqui no Paraná nós fazemos o contrário: sentamos na mesma mesa, cada um cumprindo sua missão, e buscamos soluções conjuntas. Enquanto o mundo briga, o Paraná trabalha. Isso faz diferença para a população e acelera a solução dos problemas”, completou.














