Reunião discute próximas ações do projeto “Em Frente Brasil”, São José dos Pinhais 09/01/2020 - 15:00

Integrantes da força-tarefa do projeto-piloto “Em Frente Brasil”, implantado pelo Governo Federal em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, participaram de um encontro, na manhã desta quinta-feira (09/01), para alinhar as próximas ações e analisar as atividades desempenhadas no ano anterior.

Esta foi a primeira, de uma série de reuniões que devem ser feitas neste ano, de acordo com o coordenador operacional da força-tarefa do projeto “Em Frente Brasil” e comandante do 6º Comando Regional da Polícia Militar, coronel Nivaldo Marcelos da Silva. “A reunião é feita de forma periódica com representantes dos órgãos envolvidos, sejam federais, estaduais ou municipais, e serve para a avaliação dos resultados até o momento, bem como delimitar ações a serem tomadas nos próximos meses”, afirmou.

“Este ano vamos manter as atividades da mesma forma que estávamos trabalhando e, se possível, melhorar os números que nós registramos ano passado, quando tivemos a redução da criminalidade”, completou o coronel, se referindo a queda nos índices no município: de 30 de agosto até 08 de dezembro, em comparação com o mesmo período do ano anterior, os homicídios caíram 33% (de 24 casos para 16) e os roubos em 26% (de 644 para 475).

O coronel afirmou ainda que a primeira etapa do projeto foi a fase de repressão qualificada e, na próxima fase, atividades de diversas outras áreas, como educação, saúde, justiça, serão desenvolvidas em conjunto. “Paralelo as nossas ações, vamos iniciar de fato a fase dois do projeto, que engloba mais de sete Ministérios e quase todas as secretarias estaduais e municipais, onde vamos ver as ações de cunho social que também possam surtir efeito na redução da criminalidade. Nós debatemos aqui também sobre a possibilidade das forças de segurança realizarem mais palestras para atingir o público mais jovem, para deixar essas crianças e jovens longe da criminalidade”, concluiu.

O delegado da Delegacia de São José dos Pinhais e ponto focal de Polícia Judiciária do projeto, Michel Carvalho, ressaltou que o encontro é importante para que as forças de segurança consigam manter os bons resultados alcançados durante os primeiros meses do “Em Frente Brasil”. “Nós fizemos aqui um comparativo das ações de 2019, quando tivemos uma redução de crimes muito significativa no município. Também direcionamos os próximos passos para o projeto. Temos confiança que vamos melhorar ainda mais a segurança de São José dos Pinhais e manter a redução dos índices de criminalidade”, informou o delegado.

EM FRENTE BRASIL - O projeto-piloto da força-tarefa Em Frente Brasil em São José dos Pinhais é coordenado pelo Ministério da Justiça em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná. Envolve a aplicação de efetivos da Força Nacional, em conjunto com as estadual e municipal para combater a criminalidade por meio de policiamento ostensivo e também de atividades de inclusão social. A iniciativa está em andamento desde agosto do ano anterior, em São José dos Pinhais e em outros cinco municípios brasileiros.

PRESENÇAS - Estiveram presentes na reunião representantes da Força Nacional, o representante do Corpo de Bombeiros do Paraná, capitão Felipe José Moletta; os representantes da Polícia Militar do Paraná, major Robson Bodner; o chefe de Divisão da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, Julio César Guedes; o representante da Polícia Científica do Paraná, perito criminal Ciro José Pimenta; a Representante da Perícia da Força Nacional, perita criminal Márcia Gomes Soares; a delegada da Polícia Civil, Lucy Santiago; e o representante do 17º Batalhão da Polícia Militar, major Luciano Perreto.