Projeto Em Frente Brasil: crime de homicídio é elucidado em São José dos Pinhais; um dos envolvidos é irmão da vítima 02/09/2020 - 14:26

O projeto-piloto Em Frente Brasil apresentou mais um resultado positivo: a elucidação do homicídio do vigilante Everton De Oliveira, de 24 anos,  que ocorreu em maio deste ano. Nesta terça-feira (01/09), dois homens, de 26 e 27 anos, foram presos após as investigações apontarem que eles são os autores do assassinato. O crime e as prisões aconteceram em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

De acordo com as investigações feitas pela Polícia Civil do Paraná e pela Força Nacional Judiciária, o irmão da vítima, o homem de 26 anos, foi quem planejou o assassinato. O outro preso, o de 27 anos, é funcionário da loja de carros do homem que arquitetou o homicídio.

A motivação do crime teria sido brigas relacionadas à cobranças de dinheiro entre os irmãos. Imagens registradas por câmeras ajudaram as forças de segurança atuantes no projeto a identificarem e prenderem a dupla que cometeu o crime.

Segundo as informações repassadas pela Delegacia de Polícia Civil de São José dos Pinhais, os detidos têm passagens na polícia por crimes diversos.

Na semana passada, em um cumprimento de mandado de busca e apreensão da Delegacia da Mulher e do Adolescente da cidade, um revolver, o qual pode ter sido uma das armas de fogo utilizadas no crime, foi apreendido na loja de veículos do irmão da vítima de homicídio.

“A dupla poderá responder por homicídio qualificado e, no caso do irmão da vítima, por homicídio qualificado agravado por ter planejado e cometido o crime contra o próprio irmão”, explicou o delegado da Delegacia de São José dos Pinhais, Fábio Machado.

O CRIME - Everton de Oliveira foi assassinado no dia 26/05/2020 em frente a uma lotérica onde trabalhava como vigilante, em São José dos Pinhais. As imagens das câmeras de segurança registraram que os suspeitos chegaram de carro e armados, no momento em que a vítima fechava o estabelecimento. Os criminosos efetuaram disparos de revolver e pistola contra Everton, que tentou fugir, mas, em seguida, faleceu.

As investigações apontaram que o homem de 26 anos teria planejado e executado, junto com o funcionário, o próprio irmão por conta de discussões e agressões anteriores, pois estava devendo dinheiro à vítima e estaria sendo cobrado. O carro utilizado no crime estaria, na época, à venda na loja de veículos do irmão da vítima, onde tabalhava o segundo homem envolvido no crime.

EM FRENTE BRASIL - O projeto-piloto da força-tarefa Em Frente Brasil, em São José dos Pinhais, é coordenado pelo Ministério da Justiça em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, e envolve a aplicação de efetivos da Força Nacional em conjunto com as forças federais, estaduais e municipais para combater a criminalidade e também de atividades de inclusão social.