Programa de Atendimento Psicossocial recebe reforço inédito de 47 servidores 06/01/2025 - 18:03

A Secretaria da Segurança Pública realizou, nesta segunda-feira (6), a posse de 47 novos psicólogos e assistentes sociais do Programa de Atenção Psicossocial (Prumos). Essa contratação é inédita tanto para a Secretaria quanto para o Programa, que iniciou em 2021 e, até então, contava com contratações temporárias via Processo Seletivo Simplificado (PSS). O início do trabalho dos novos servidores é imediato. 

O secretário da segurança pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, afirmou que o fortalecimento psicológico dos servidores é uma das preocupações da atual gestão. “Essa iniciativa reflete nosso compromisso com o bem-estar e a saúde mental de nossos profissionais. Desde o início de sua gestão, o governador Ratinho Junior tem se preocupado com a melhora da qualidade de vida de nossos servidores, e a criação do Prumos, juntamente com este novo reforço, são reflexo disso", disse.

“Esse reforço é essencial para a segurança pública. A saúde psicológica desempenha um papel fundamental nas forças de segurança, e os 47 novos servidores contribuirão para garantir a estabilidade emocional de nossos profissionais”, ressaltou o chefe de gabinete da Secretaria da Segurança Pública, coronel Fernando Klemps, durante o evento de posse.

A posse de 47 servidores, sendo 38 psicólogos e 9 assistentes sociais, ocorreu na sede da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, no bairro Batel, em Curitiba.  

“Essa contratação é uma conquista importante para a Secretaria de Segurança Pública, que agora pode contar com profissionais do estado para atender seus servidores e dependentes”, comentou a chefe do Centro de Acompanhamento de Programas Biopsicossociais, capitão Ronize Stein Piancini.

“A chegada de servidores efetivos garante ao público atendido a manutenção do profissional, proporcionando o vínculo terapêutico, essencial para o atendimento psicológico”, explicou a capitão Ronize. 

A psicóloga Jemima Magalhães, que atuará no 17° Batalhão da Polícia Militar, falou sobre sua experiência: "Durante a faculdade, já tínhamos um projeto de extensão voltado ao atendimento das forças de segurança, que vivem sob constante pressão para garantir nossa proteção. Foi a partir dessa experiência que surgiu meu interesse em participar do concurso".

O assistente social Isaac Toscana, que atuará em Curitiba, comentou sobre seu trabalho na área. “Acredito que possamos contribuir, principalmente com a questão da saúde mental e demandas sociais, tanto dos servidores quanto dos familiares”, disse. 

PRUMOS – O Prumos é um Programa que oferece suporte psicológico a policiais e bombeiros do Estado desde 2021. Com 113 mil atendimentos psicológicos individuais, palestras, avaliações e atendimentos sociais, possui cinco Centros de Atendimento Psicossocial (CAPs) em grandes cidades e 40 seções em unidades policiais menores. Todo o Programa é financiado pelo estado e pelo Fundo Especial do Sistema Único de Segurança Pública do Estado do Paraná (Funsusp/PR).

ATENDIMENTO – O atendimento tem sigilo médico assegurado para que os usuários do serviço recebam discrição em seus atendimentos. Ele pode ser acionado por busca voluntária, encaminhamento de colegas de trabalho ou familiares ou recomendação da chefia imediata. Os encontros acontecem o ano inteiro em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e todas as forças estão aptas a participar.

GALERIA DE IMAGENS