Programa Mulher Segura intensifica ações de combate à violência contra as mulheres no Verão Maior 16/01/2026 - 17:35
O Programa Mulher Segura, da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp), está presente no Verão Maior Paraná com ações de conscientização pelo combate à violência contra as mulheres e à cultura do machismo. Na apresentação do DJ Alok no dia 9 de janeiro em Matinhos, evento que reuniu 338 mil pessoas e abriu a série de shows da temporada, foram distribuídos adesivos e panfletos com orientações sobre como as mulheres devem se prevenir, além dos canais de denúncia de qualquer um dos tipos de violência que configuram o crime.
“No Paraná, a segurança da mulher vem em primeiro lugar. Com a campanha do Programa Mulher Segura intensificada no litoral durante o Verão maior, os moradores e veranistas têm a oportunidade de conhecer mais sobre o trabalho e a política de conscientização sobre violência contra as mulheres”, afirma o coordenador do programa na Sesp, coronel Dalton Gean Perovano. Entregas de panfletos e conversas em supermercados, nas orlas de Matinhos, Pontal do Sul e Guaratuba e na balsa da travessia sobre a baía de Guaratuba já integraram as ações com a comunidade.
“Verão seguro começa com respeito às mulheres e o Mulher Segura no litoral para mostrar a sua campanha e discuti-las com a população”, diz o coronel Perovano. “Combater a violência contra a mulher é dever de todos, por isso estamos em diálogo com a população para entregar um material de qualidade que explica as várias formas de violência e como todos podem identificá-las”, explica o coordenador, destacando que muitas mulheres sofrem algum tipo de violência mesmo sem saber. A equipe do Mulher Segura já abordou milhares de pessoas nas ações no litoral.
Violência psicológica, violência patrimonial, violência moral, física e sexual são crimes, assim como são o feminicídio e o estupro. Saber identificar cada uma delas é fundamental para denunciar e esse é o objetivo do programa. Durante os grandes shows do Verão Maior, mulheres e homens recebem orientações sobre como encerrar os ciclos de violência. O Mulher Segura promove também palestras direcionadas a mulheres, homens e adolescentes, ministradas por membros das forças de segurança paranaenses qualificados pelo programa.
A palestra "Mulher Segura" é uma conversa direcionada ao público feminino. Elas levam orientações de como identificar as formas de violência e como denunciar. A palestra “De Homem para Homem” é voltada ao público masculino para que saibam quando e porque cometem atos ofensivos e que desencadeiam as várias formas de violência; e a palestra Mulher Segura para Adolescentes é voltada a alunos do Ensino Médio para debater com o intuito de cessar a cultura do machismo.
O recado é claro: não se deve calar, todos são responsáveis pelo fim da violência contra a mulher. Nos eventos do litoral, com grande concentração de pessoas, o diálogo é promovido com a população, que recebe o incentivo de levar o debate à frente. O Programa Mulher Segura foi também, já passou por um grande supermercado de Guaratuba com a presença do secretário da Segurança Pública, coronel Hudson Teixeira, ocasião em que foram distribuídos panfletos e adesivos e promovidos bate papos com os frequentadores.
MULHER SEGURA - O Programa Mulher Segura integra a Operação Vida, ao lado dos programas De Homem para Homem e Cidade Segura, e atua diretamente nas comunidades com ações educativas, visitas técnicas e articulação interinstitucional.
O foco é prevenir, proteger e combater os diferentes tipos de violência de gênero - com destaque para os casos de feminicídio, estupro e violência doméstica. Com a mensagem "Não é não e não tem discussão", o programa segue reforçando a importância do engajamento coletivo e da atuação integrada para a construção de um Paraná mais seguro e igualitário para todos.




















