Presos da penitenciária de Cascavel participam de minicurso com barbeiro profissional 10/06/2021 - 18:00

Cinco presos da Penitenciária Estadual Thiago Borges de Carvalho (PETBC), em Cascavel, no Oeste do Estado, participaram na terça-feira (8) de um minicurso com o especialista em cabelos e barbas, Alex Senna, profissional de referência nacional na área.

Durante o curso – de forma remota devido aos protocolos sanitários vigentes – eles tiveram acesso às tendências do mercado, trocaram experiência e receberam dicas sobre o dia a dia da profissão.

No bate-papo online, Alex Senna destacou a importância da qualificação e o acesso ao conhecimento. “Hoje foi o primeiro encontro, mas quero fazer muitos outros. Curti demais essa experiência de poder trocar essas ideias e passar um pouco do que eu sei, do que eu faço e compartilhar esse conhecimento com uma galera que está disposta a aprender”, disse.

Além de assuntos voltados à profissionalização, o grupo também debateu questões de preconceito. “Está presente na sociedade. Eu já vivi na barbearia vários episódios. Tinha uma menina que trabalhava na minha barbearia e muitas vezes ela estava com a cadeira livre, entravam clientes, mas não queriam cortar com ela. Então é algo que cabe a cada um administrar e entender a opinião dos outros, mas nunca se rebaixar”, orientou Senna.

Para o vice-diretor da penitenciária, Aladison Roberto da Silva, a profissionalização é uma das formas de cumprir com eficiência a Lei de Execução Penal. “O interno tem que entrar aqui e saber que ele vai ter uma próxima oportunidade quando sair. Ele está pagando por um erro, mas vai voltar para a sociedade, renovado”, diz.

Segundo ele, os cinco participantes do minicurso foram selecionados por já trabalharem na barbearia existente na unidade penal. 

BARBEARIA - O projeto de corte de cabelo profissional na unidade penal teve início em abril e nasceu da iniciativa de servidores e presos, recebendo apoio da direção da penitenciária. O trabalho de cortar cabelos já existia na unidade, no entanto, a partir do conhecimento de um preso, que cumpre condenação no presídio e profissionalmente atuava como barbeiro, foi possível capacitar outros internos e expandir o canteiro de trabalho.

“Vou ensinar e aprender, sair daqui melhor. Foi uma oportunidade que me deram, além de remir pena, vou contribuir para que meus colegas saiam com uma profissão”, afirma o interno.

Com a ajuda do Conselho da Comunidade de Cascavel, uma barbearia foi montada na unidade, com direito a cadeira profissional, equipamentos, ferramentas, espelhos e até pinturas características nas paredes. Tudo isso, aproveitando as experiências e conhecimentos de cada um dos presos envolvidos no projeto, como explica o diretor da penitenciária, Sebastião Monteiro.

“Toda a mão de obra para estruturar o espaço foi dos próprios presos que integram o projeto. Além disso, existe um setor de artes que fez toda a parte gráfica nas paredes deixando o ambiente muito característico”, conta.

Além de atender os internos da unidade o projeto prevê a valorização dos colaboradores do sistema prisional. “Os servidores também cortam o cabelo e contribuem com a manutenção dos insumos e doações. Os internos atendem toda a unidade”, explica Aladison Roberto da Silva.

O aprendizado e o trabalho proporcionam muito mais que conhecimento, mas também o direito à remição da pena. A cada três dias trabalhados, um é descontando do total da condenação do preso, explica o coordenador regional do Depen, em Cascavel, Thiago da Costa Correia.

“Já dizia um colega meu que uma pessoa com um pente e uma tesoura na mão não passa fome em lugar nenhum. Essa é nossa missão enquanto Depen, transformar essas pessoas para que ao saírem das unidades não voltem a delinquir”, afirma.

PROFISSIONALIZAÇÃO - O diretor da Penitenciária explica que o Depen do Paraná tem se modernizado e que a profissionalização é cada vez mais importante.

“O preso que é profissionalizado tem muito menos chance de reincidir no crime. Dessa forma contribuímos para a reinserção dele na sociedade além da redução na violência”, diz Sebastião Monteiro.

ALEX SENNA - Referência na área da barbearia, o baiano Alex começou ainda jovem. O exemplo veio da família que sempre atuou no ramo. Há oito anos ele atua profissionalmente e vive do trabalho. Há quatro começou ministrar cursos e treinamentos sobre cabelos e barbas. Atualmente vive em Florianópolis onde constituiu seu próprio salão.

“No início até tentei mudar de profissão, mas acabei voltado para o cabelo, pois é uma paixão. Amo o que faço e isso me motiva dia a dia”.

Senna conta que para ser um grande profissional é necessário estar em constante mudança, aderindo conhecimento e capacitação, presencial ou até mesmo usando ferramentas online.

“A internet oportuniza cursos de forma dinâmica, passo a passo, mas é preciso saber escolher algo que vale a pena. Com dedicação, todo aprendizado é válido”, afirma.

GALERIA DE IMAGENS