Policiais penais concluem curso sobre sistema de armazenamento de dados 03/02/2023 - 15:18

A Polícia Penal do Paraná, por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen), promoveu o curso de treinamento em PPWeb para 47 servidores. Esse sistema é utilizado como banco de dados integrado que armazena informações relativas ao dia a dia no sistema penal. Seu objetivo é organizar os dados de forma padronizada e permitir o acesso por todos os policiais penais do Estado.

O PPWeb foi elaborado para armazenar os relatórios diários e comunicados da Polícia Penal. Ele também faz um processamento desses dados, transformando as práticas penais em informações depuradas. Isso permite que os elementos contidos nele sejam utilizados para subsidiar as deliberações dos gestores da instituição. A previsão é que até o final do mês de fevereiro o sistema esteja funcionando em todas as unidades prisionais do Paraná.

Com a realização deste treinamento, de 16 horas-aula em modalidade presencial, será possível ampliar a compreensão do uso do PPWeb, não apenas como um banco de dados, mas como um processador de informações para tomada de decisão.

“O PPWeb é uma ferramenta importante que nos ajudará nas questões rotineiras das unidades prisionais, pois facilita o trabalho do policial penal no dia a dia. Nesse sistema, ele poderá lançar os dados, de forma integrada, de dentro da unidade para todo Paraná. Com isso, a direção da unidade prisional pode buscar, em tempo real, registros de qualquer unidade do Estado. E, a partir delas, poderá tomar decisões baseadas em dados fidedignos”, falou o diretor-geral da Polícia Penal, Osvaldo Messias Machado.

Dentre as informações disponíveis sistema, estão a quantificação de quantos apenados foram atendidos pelos médicos e psicólogos, quantos deles trabalham, quantos estudam e demais registros sobre todo movimento diário das unidades.

O curso, que aconteceu entre os dias 1 e 2 de fevereiro, foi sediado pela Escola Superior da Polícia Civil, localizada no bairro Portão em Curitiba. As aulas foram ministradas pelos policiais penais Tayoná Cristina Gomes e Eduardo da Veiga Dieguez, que foi o desenvolvedor da ferramenta.

“A ideia de organizar as informações que temos na Polícia Penal surgiu da necessidade de padronizar o armazenamento de dados em todas as unidades. Com as informações estandardizadas e a partir do relatório diário, que é de uso comum nas unidades, conseguimos tirar as respostas que precisamos de forma cada vez mais assertiva, por exemplo, o número de reincidentes, o número de escoltas realizadas, a quantidade de entradas e saídas de pessoas privadas de liberdade no sistema prisional. Até o final de fevereiro, o sistema estará em funcionamento em 100% das unidades paranaenses” explicou o criador do PPWeb e policial penal, Eduardo Dieguez.

Os policiais penais de Curitiba e Região Metropolitana que participaram do treinamento têm agora a função de compartilhar, com os demais servidores do sistema prisional, os conhecimentos adquiridos nos dois dias de treinamento.