Policiais civis, no Oeste do Estado, prendem quatro pessoas em flagrante durante situações distintas da Megaoperação Divisas Integradas 21/09/2021 - 18:30

Durante a Megaoperação Fronteiras e Divisas Integradas, policiais civis da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) Foz do Iguaçu, em situações distintas, apreenderam 169 buchas de cocaína, mais de cinco quilos de maconha, além de 32 pneus paraguaios que seriam comercializados no Brasil, e prenderam em flagrante quatro pessoas que estavam com estes ilícitos. A ação ocorreu no último dia da primeira fase da Operação, no dia 15 de setembro, na cidade de Santa Terezinha de Itaipu, região Oeste do Paraná.

De acordo com o investigador do Denarc, Marcelo de Campos, os policiais receberam diversas denúncias de que ocorria tráfico de drogas nessa região. Por isso, passaram a monitorar o local até o momento da abordagem e revista pessoal aos suspeitos, quando os policiais encontraram uma certa quantidade em dinheiro, o qual os portadores não conseguiram informar a procedência.

Após essa ação, os policiais civis foram até a casa dos suspeitos e encontraram, na primeira residência, 169 buchas de cocaína, enterradas em frascos de plástico, debaixo de pedras, uma porção de maconha. Na sequência, os policiais deslocarem-se até a outra residência, onde encontraram 100 gramas de crack, 32 gramas de cocaína, cada uma em um, uma pistola 9mm com um seletor de rajada, além de um carregador com quatro munições.

Ainda conforme informações do investigador da Polícia Civil do Denarc, durante os procedimentos deste flagrante, os policiais também receberam denúncias que uma pessoa estava tentando desenterrar algo nas proximidades desta região e poderia tratar-se de algum ilícito. Quando chegaram ao local, os policiais abordaram um homem e encontraram com ele oito peças de maconha (quase cinco quilos).

Enquanto os policiais civis deslocavam-se na PR-277, de Foz do Iguaçu à Santa Terezinha de Itaipu, para a primeira abordagem de tráfico de drogas, já citada nesta operação, localizaram um veículo, com placas do Paraguai, fazendo um desvio em uma área rural. Ao realizar a abordagem e vistoria veicular, os policiais encontraram 32 pneus de origem paraguaia que seriam comercializados em Medianeira, no oeste paranaense.

“Os crimes na fronteira são diversos, mas a maioria deles estão interligados, sejam eles por descaminho, contrabando ou tráfico de drogas, porque geralmente a pessoa que inicia no crime, transportando mercadoria ilícita, ela acaba por transportar cigarro, pneus até chegar às drogas”, afirmou o investigador Campos. “Essas ações pontuais, como da Fronteiras e Divisas Integradas, são sempre muito gratificantes, principalmente para a população, que percebe que o crime está sendo combatido com muito mais rigor”, ressaltou.

Diante dos fatos, os homens que portavam os ilícitos foram encaminhados à delegacia de Foz do Iguaçu, juntamente com os ilícitos apreendidos, para os procedimentos cabíveis. Já o homem paraguaio e os pneus apreendidos foram encaminhados à Polícia Rodoviária Federal (PRF).