Polícia Penal realiza operação simultânea nas unidades prisionais do Estado 29/03/2023 - 17:50

A Polícia Penal do Paraná realizou nesta quarta–feira (29), uma operação simultânea de vistoria nas unidades prisionais da Região Metropolitana de Curitiba e Interior do Paraná.
A operação teve como objetivo intensificar as medidas de segurança, realizando revistas pessoais e estruturais, além das buscas por objetos ilícitos, túneis e averiguação de possíveis rotas de fuga.
“Essas operações serão recorrentes, visando sempre a segurança dos próprios detentos e das unidades prisionais, como um todo”, explicou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.
Toda a ação aconteceu nas unidades da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu (PEFI), na Casa de Custódia de Maringá (CCM), na Penitenciária Central do Estado (PEP), na Casa de Custódia de São José dos Pinhais (CCSJP) e na Penitenciária Estadual de Londrina I (PELI).
“A Secretaria da Segurança Pública, com a proposta de intensificação de ações nas unidades penais do estado do Paraná e, também, com concepção de integração entre as forças de segurança, realizou essa operação simultânea no interior dos presídios, com o intuito de coibir as tentativas de fugas por parte dos custodiados e busca por objetos ilícitos. A operação, devido ao bom planejamento e execução, ocorreu sem alterações”, explicou o coordenador da Coordenação de Operações Integradas de Segurança Pública (COISP), coronel Saulo de Tarso Sanson Silva.
De acordo com o diretor-geral da Polícia Penal, Osvaldo Messias Machado, é extremamente importante o trabalho em conjunto entre as forças de segurança do Paraná. “A ação de hoje mostrou que a Polícia Penal e as demais instituições policiais do Paraná, estão unidas em prol de proporcionar à sociedade em geral, uma segurança adequada para que possam, com tranquilidade, cumprir suas obrigações cotidianas. As operações conjuntas, somam forças e cada uma contribui para que as ações aconteçam de forma segura”, disse.
Fizeram parte da ação, os policiais penais dos setores operacionais, os policiais penais das unidades vistoriadas e houve a integração das forças de segurança, com o apoio da Polícia Civil do Paraná e da Polícia Militar por intermédio do CHOQUE e ROTAM.