Polícia Militar apreende 7 toneladas de grãos de soja furtados em Paranaguá  28/07/2023 - 19:00

A Polícia Militar do Paraná (PMPR), apreendeu na última semana, 7 toneladas de grãos de soja, em Paranaguá. A ação da equipe da PMPR ocorreu durante o patrulhamento ostensivo na região, que tem como objetivo coibir furtos de cargas.

Toda a ação da polícia aconteceu durante o patrulhamento, que durante uma ronda em uma área específica da cidade,  avistaram um caminhão parado, com  alguns homens, em atividade suspeita. Ao perceber a aproximação das equipes, os suspeitos fugiram correndo para o interior de um imóvel. Os policiais se dirigiram até este imovél e realizaram a abordagem.  

Entre os suspeitos estava um homem, identificado como condutor do veículo, que foi revistado. Com o condutor, nada de ilícito foi encontrado, mas dentro do compartimento de carga do caminhão, os policiais encontraram sacos com grãos de soja. Ao ser questionado sobre a mercadoria transportada, o homem disse que era produto de “varredura”, mas não apresentou nenhuma documentação. 

Além dele, havia mais 7 homens, sendo um dos responsáveis pelo imóvel e proprietário do caminhão. Antes de ser abordado, o indivíduo tentou dispensar um celular, mas o aparelho foi encontrado e apreendido. Todos os oito suspeitos foram encaminhados para a Delegacia da região. 

“As forças de segurança do estado do Paraná vêm trabalhando de maneira  integrada em operações permanentes na costa oeste e também na costa leste do nosso estado. Essas operações, que são voltadas para o combate ao crime transnacional e organizações criminosas,  ocorrem diuturnamente em pontos de vigilância permanente em nossas fronteiras e de vias do estado”, explicou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

OPERAÇÃO VAZADAS - Devido ao aumento dos furtos de carga  na cidade e o prejuízo que esses furtos vêm causando às empresas de transportes e principalmente ao Porto de Paranaguá, a Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp), instituiu um grupo de trabalho para realizar estudos e ações de combate ao crime em tela. 

Após a  primeira reunião, que aconteceu no dia 27 de julho na APPA em Paranaguá, ficou estabelecido um revezamento de monitoração constante das forças policiais nos pontos apontados de maiores ocorrências das vazadas.

“Esse grupo de trabalho permanente  tem como objetivo coordenar todas as forças a nível federal, estadual e municipal, ministério Público e também Poder Judiciário juntamente com o Porto de Paranaguá e Fetranspar. Todos incumbidos dessa missão, que é realizar operações permanente, para nível ostensivo como também repressivo nas atuações das instituições em Paranaguá” explicou  o chefe da Coordenação de Operações Integradas de Segurança Pública (COISP), coronel Saulo de Tarso Sanson Silva.

DENÚNCIAS – Informações sobre crimes ou atividades suspeitas podem ser repassadas ao Centro Integrado de Denúncias 181, de maneira anônima, por meio de uma ligação telefônica para o número 181 ou pelo site www.denuncia181.pr.gov.br. Neste caso, basta o cidadão acessar o ícone “Denunciar”, depois selecionar o tipo de crime e detalhar o que está ocorrendo. É necessário também indicar endereço, ponto de referência e características do local e a forma como os crimes são praticados.

 

GALERIA DE IMAGENS