Polícia Militar antecipa ações e evita confronto de torcidas antes do clássico Atletiba na capital 06/02/2023 - 17:52

A Polícia Militar do Paraná evitou o confronto entre torcidas organizadas em Curitiba antes do jogo entre Athletico Paranaense e Coritiba no último domingo (5). Através de monitoramento prévio, as equipes policiais contiveram a ação de torcedores, o que resultou na prisão de 20 pessoas, no cumprimento de três mandados de prisão, e na apreensão de armas brancas e explosivos.

No dia do jogo, o policiamento foi reforçado desde o início da manhã, com a participação de equipes do serviço reservado da Polícia Militar acompanhando a movimentação de torcedores de ambos os times.

Cerca de duas horas antes da partida, aproximadamente 300 torcedores da organizada do Coritiba se deslocaram do bairro Alto da Glória, onde se localiza o estádio do time, até as proximidades do Passeio Público, no Centro. Seu objetivo era interceptar torcedores do Athletico que se localizavam na região.

Esses torcedores avançaram contra equipes do Batalhão de Polícia de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE), do Batalhão de Polícia de CHOQUE e da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM). Para dispersar e conter a multidão, foi necessária a utilização de munições não letais.

“Nossas equipes já estavam monitorando desde antes do dia do clássico a movimentação dessas pessoas que se programam para brigar com torcedores adversários. A atuação rápida dos militares fez com que não tivéssemos o confronto entre torcidas rivais, apesar de eles investirem contra os policiais, sendo necessária nossa intervenção”, afirmou o comandante da Operação Futebol, capitão Erlington José Medeiros de Barros.

Após a ação dos torcedores, 20 pessoas foram detidas e encaminhadas para lavratura e assinatura do termo circunstanciado, confeccionado pela própria PMPR. Além disso, as equipes policiais conseguiram apreender artefatos explosivos, facas, pedaços de pau, estiletes, pedras e balaclavas para esconder o rosto.

“Nós realizamos reuniões com os integrantes das torcidas organizadas, justamente, visando coibir confrontos em todas as regiões da cidade, mas, infelizmente, isso não foi correspondido pelos torcedores e nossa atuação foi necessária para garantir a segurança, principalmente, daqueles que não estavam envolvidos com as brigas”, finalizou o capitão.

No final da partida, durante a dispersão das pessoas, dois grupos de torcedores do Athletico iniciaram um confronto, mas a situação foi controlada assim que as equipes policiais se aproximaram.

MANDADOS DE PRISÃO - As medidas preventivas adotadas antes da partida também resultaram em diversas abordagens com apreensões de objetos e prisão de três pessoas que possuíam mandado de prisão em aberto expedido pela justiça.

 

GALERIA DE IMAGENS