Polícia Civil prende mais um suspeito de latrocínio em Rio Branco do Sul 22/10/2021 - 17:20

A Polícia Civil (PCPR) prendeu, temporariamente, um homem de 23 anos suspeito de latrocínio ocorrido em julho deste ano no município de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. A captura ocorreu nesta quinta-feira (21), na residência do suspeito, no bairro Capinzal, na cidade de Itaperuçu.

CRIME – O fato ocorreu no dia 23 de julho deste ano, a vítima, um homem de 21 anos, e uma mulher, estavam em um veículo na Estrada do Calcário, em Rio Branco do Sul, quando foram surpreendidos por dois homens armados com uma faca e um revólver. A vítima foi morta com golpes de faca e, após o crime, o veículo e aparelho celular foram levados. No mesmo dia, o veículo foi encontrado queimado.

O crime comoveu a cidade por se tratar de uma vítima que não tinha envolvimento com a criminalidade. O delegado Ivonei Oscar da Silva afirma que todos os crimes chocam e significam um rompimento do tecido social. “Esse fato abalou muito a sociedade por ser um jovem trabalhador, bom filho, excelente amigo e envolvido em atividades religiosas. Ou seja, um rapaz exemplar,” afirma.

O delegado acrescenta que a PCPR está investigando outras mortes e tentativas de homicídio e as investigações estão trazendo bons resultados, com diversas prisões já ocorridas e apreensões realizadas. “Após chegada da força-tarefa em Rio Branco do Sul, não teve mais nenhum homicídio nos últimos 60 dias.” diz o delegado.

O trabalho da Polícia Civil tem apresentado ótimos resultados, de acordo com o padre Eder Szpak Meiga, da Paróquia Nossa Senhora do Amparo. “Esta prisão vem trazer alento a toda a sociedade de Rio Branco, em especial a família do Alex. O trabalho que está sendo desenvolvido pela força-tarefa está devolvendo a paz e a tranquilidade ao nosso município, mostrando que aqui o crime não fica impune,” afirmou Szpak.

PASI - A força-tarefa começou no dia 30 de setembro e assumiu este e outros inquéritos em aberto. A ação faz parte do Plano de Atuação Sistemática e Integrada (Pasi) na Região Metropolitana de Curitiba, em que o objetivo é elucidar e reduzir homicídios.

Para a delegada Camila Cecconello, esta prisão traz justiça a um caso grave. “É o resultado dos esforços empreendidos pela PCPR, que tem feito um trabalho conjunto de várias unidades, com foco na elucidação de mortes violentas e no combate ao tráfico de drogas nos municípios onde foram detectados altos índices de violência”.

O delegado e chefe da Divisão de Polícia Metropolitana da PCPR, Fábio Amaro, declara que essa força-tarefa foi instituída na RMC para dar atendimento às cidades com maior índices de violência. “A equipe está radicada na cidade há mais de dois meses e já ocorreram várias prisões, dentre elas a deste caso de latrocínio”. Ele ainda diz que a ideia é implementar a força-tarefa em outros municípios.

PRISÕES – Outro homem, de 23 anos, suspeito de participar do homicídio contra Alexsander Rodrigues, foi preso no dia 6 de outubro.

O avanço das investigações possibilitou a prisão de um terceiro indivíduo, de 27 anos, o dia 9 de outubro. Ele foi preso suspeito de receptar o celular da vítima. No entanto, não tem envolvimento direto com o homicídio.