Polícia Civil ministra palestra para 58 alunos surdos em escola na Capital 31/08/2023 - 17:11

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) ministrou nesta quinta-feira (31) uma palestra educativa para 58 alunos surdos, no Colégio Estadual para Surdos Alcino Fanaya Júnior, no bairro Vila Izabel, em Curitiba. A iniciativa, que contou com a participação de intérpretes de libras e professores da instituição, faz parte do projeto PCPR na Comunidade.

O debate, promovido pelo delegado Emmanoel David, teve o intuito de abordar a temática da proteção virtual, atuação da polícia judiciária no combate a golpes, e os direitos e deveres das crianças e adolescentes.

Segundo o delegado, essas ações realizadas pela Polícia Civil criam uma ponte de conhecimento para instituições, colégios e hospitais, onde esse tipo de informação não chegaria regularmente. “Ainda, o mais importante é que, independentemente da dificuldade auditiva, motora ou visual, isso não pode por si só ocasionar com que haja limitações de informações para própria cidadania dos alunos”, disse David.

As orientações sobre os assuntos foram direcionadas a crianças e adolescentes, do ensino fundamental e médio, com idades entre 10 e 23 anos.

A diretora do colégio, Solange Brecailo, disse que a palestra foi importante para os alunos, visto que quase todos são filhos de pais ouvintes e não possuem comunicação em libras com os familiares, dificultando as orientações relacionadas aos temas.

“Nosso objetivo é trazer para o aluno informações claras e fidedignas, educando com cidadania e dando todo o suporte para se tornar um cidadão livre de escolhas”, afirmou. “A presença da Polícia Civil trouxe conhecimentos que esclarecem dúvidas e conceitos incorretos que muitas das vezes são absorvidos na internet, por isso somos extremamente gratos pela oportunidade”, acrescentou.

PROGRAMA - A palestra faz parte do programa PCPR na Comunidade, que tem o objetivo de levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, aproximar a instituição da população e auxiliar na identificação de possíveis vítimas.

“O programa esteve no colégio promovendo a palestra para os alunos sobre proteção contra golpes e orientações sobre direitos e deveres, como forma de levar mais cidadania ao público da escola”, disse o coordenador do projeto, João Mário Goes.

SOLICITAÇÃO – Quem tiver interesse no projeto, pode enviar um e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de comunicação da PCPR irá entrar em contato para alinhar todas as informações e realizar o evento no local solicitado. Mais informações sobre o projeto podem ser verificadas através do site.

GALERIA DE IMAGENS