Polícia Científica do Paraná recebe reconhecimento internacional por pioneirismo na Geologia Forense 12/09/2025 - 18:29

A Polícia Científica do Paraná (PCIPR) recebeu um reconhecimento internacional pela iniciativa inédita de recrutar peritos com formação em geologia. A ação foi destacada no boletim da União Internacional de Ciências Geológicas (IUGS-IFG), uma das mais importantes instituições mundiais dedicadas à pesquisa e disseminação do conhecimento geocientífico.
Segundo o boletim, a contratação dos profissionais representa um marco para a aplicação da ciência no combate ao crime. O reconhecimento ressalta o papel pioneiro da PCIPR na utilização da geologia forense, área que permite analisar solos, minerais, rochas e sedimentos encontrados em cenas de crime, relacionando vestígios a locais, suspeitos e até mesmo vítimas.
O diretor da PCIPR, Luiz Rodrigo Grochocki, destacou que o reconhecimento internacional reforça a valorização e o reconhecimento do Estado no trabalho pericial para auxiliar na elucidação das investigações. “A geologia forense amplia significativamente a capacidade técnica da Polícia Científica. Esse reconhecimento mostra que estamos alinhados às práticas mais modernas de ciência aplicada à justiça.”
O documento ainda enfatiza a relevância global da medida. A IUGS-IFG considera que a iniciativa paranaense fortalece a rede de geólogos forenses na América Latina e serve como referência para outros países. Com a incorporação desses profissionais, o Paraná se consolida como um dos estados brasileiros na vanguarda da ciência forense, contribuindo para a inovação, a qualidade das investigações e o fortalecimento da justiça criminal.
CIÊNCIAS DA TERRA — A geologia é a ciência que se dedica ao estudo do Planeta Terra, sua origem, composição, estrutura, evolução e processos internos e externos. Tradicionalmente aplicada em mineração, petróleo e engenharia, na criminalística ela exerce um papel fundamental na investigação de crimes contra o meio ambiente e a ordem econômica e na análise de microvestígios em cenas de crime. “Assim como o DNA ou as impressões digitais, vestígios de solo constituem uma assinatura única e podem fornecer informações de rastreabilidade, ligando pessoas ou objetos a lugares ou ambientes específicos”, explica o Técnico de Perícia Oficial da PCIPR Matheus Pereira Nogueira e Silva.
IUGS — A União Internacional de Ciências Geológicas é uma organização científica vinculada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), agência especializada da ONU com sede em Paris. Fundada em 1961, tem como objetivo contribuir para a paz e segurança no mundo, fomentando o desenvolvimento sustentável e harmonia social mediante princípios geoéticos. O reconhecimento da IUGS perante as ações da Polícia Científica reforça o destaque nacional e internacional do Governo do Estado do Paraná quanto à promoção e investimentos na Ciência e Segurança Pública.