Perito da Polícia Científica do Paraná tem foto finalista em concurso mundial e vence festival latino-americano 05/08/2025 - 10:47
A fotografia “Ema, uma lenda do Guarani”, do perito oficial criminal da Polícia Científica do Paraná, Rodrigo Guerra, está entre as finalistas do Capture the Dark, um dos maiores concursos mundiais de astrofotografia. O resultado será divulgado no dia 13 de agosto.
A obra também foi a vencedora da categoria Astro Night Sky na 10ª edição do Brasília Photo Show, considerado o maior festival de fotografia da América Latina, que reuniu mais de 10 mil imagens inscritas por fotógrafos de diversos países.
A imagem destaca elementos simbólicos e culturais que remetem à mitologia indígena, estabelecendo uma conexão entre natureza, tradição e arte. Ela retrata, ao fundo das Cataratas do Iguaçu, uma representação visual da constelação que, segundo a tradição dos povos guaranis, forma a figura da ema – ave nativa da América do Sul. “Foram mais de 100 tomadas e cerca de três horas para conseguir enquadrar e fazer o registro com a definição que precisava”, contou o perito.
A conquista ressalta não apenas o talento artístico do astrofotógrafo, mas também a força da fotografia como meio de expressão e conexão, além de valorizar a união entre ciência e arte.