Penitenciária Feminina do Paraná promove desfile com peças produzidas pelas mulheres privadas de liberdade 07/10/2022 - 16:00

O curso de Design de Moda ministrado na Penitenciária Feminina do Paraná (PFP) resultou em um desfile com roupas criadas pelas alunas. Na passarela do evento, ocorrido em agosto deste ano, desfilaram 14 modelos, todas internas da unidade. Tanto o curso quanto o desfile fazem parte de uma parceria entre a Polícia Penal e a ONG Redirect.

Antes do evento, as mulheres privadas de liberdade tiveram aulas teóricas e práticas de passarela. As aulas teóricas foram realizadas através de um curso online ministrado por Namie Wihby, instrutor de passarela. Já as práticas foram ministradas presencialmente pela modelo e Miss Pinhais 2016, Karina Reis.

O desfile também contou com a participação de vários profissionais voluntários como cabeleireiros, maquiadores e fotógrafos. Os servidores estaduais da Penitenciária Feminina do Paraná auxiliaram na produção dos acessórios, doaram roupas para customização e contribuíram com empréstimo de calçados para os ensaios. As mulheres privadas de liberdade ajudaram a montar a estrutura física do evento. 

A diretora da unidade, Alessandra Prado, acompanhou cada detalhe do projeto, desde a compra de materiais para a produção das peças, até ensaios, provas de roupas e escolha das modelos. “Somente através do incentivo à educação, capacitação e trabalhos que tragam perspectivas de novos horizontes, é que elas vão sair do sistema prisional desejando e buscando mudança de vida”, afirmou a diretora.  

O curso foi ministrado pelas professoras Hello Souza e Milene Manfredini. Também fizeram parte do projeto o agente penitenciário Igor Rocha, o desembargador Adriano Marrey e o estilista Gustavo Silvestre.

 

GALERIA DE IMAGENS