Penitenciária Central do Estado inaugura parlatório moderno e humanizado 30/06/2022 - 15:15

A Penitenciária Central do Estado – Unidade de Segurança (PCE-US), localizada dentro do Complexo Penitenciário de Piraquara, conta agora com um novo parlatório unificado. O espaço foi modernizado e conta agora com sala de espera, cadeiras, interfones, computadores novos e  banheiros. O contato entre advogado e presos ocorre exclusivamente por interfone. A nova sala, inaugurada nesta quinta-feira (30/06), foi construída e renovada com orçamento próprio e mão de obra dos privados de liberdade custodiados na unidade.

A obra é mais uma amostra da evolução e da modernização do sistema prisional paranaense. “Para nós, esse projeto é um avanço, pois estamos preocupados em sempre melhorar as condições de atendimento, propiciando dignidade e humanização aos profissionais e a pessoas privadas de liberdade que são atendidos. Vamos buscar formas de levar essa estrutura de parlatório a todas as unidades penais”, afirmou o vice-diretor do Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen), Lourenço Paião.

“Quando assumi a PCE-US, o parlatório estava arcaico e sua localização era distante da entrada para o atendimento. O novo Parlatório oferece mais conforto e privacidade para os atendimentos dos advogados, defensores, demais autoridades, e também para os atendimentos dos técnicos, bem como, para os custodiados”, destacou o diretor da unidade, Olival Monteiro.

O projeto foi idealizado pelo policial penal Fábio Boese e, segundo Monteiro, executado com recursos próprios da Unidade e mão de obra prisional. “A obra levou 60 dias para ser concluída. O novo espaço tem capacidade para oito atendimentos simultâneos, o que facilitará o trabalho dos profissionais, proporcionando mais segurança, organização e agilidade nos atendimentos”, contou o diretor da unidade.

Para o  defensor público do Estado, Henrique Camargo Cardoso, a expectativa agora é a expansão deste tipo de modernização e melhoria em outras unidades prisionais do Paraná. “Esse projeto representa um avanço aos direitos dos presos, porque vai dar mais privacidade para que eles falem com as defesas técnicas e consigam expor exatamente as condições que estão e possam receber aconselhamento jurídico adequado”, afirmou.

“O recluso, tem seus direitos relativos à defesa preservados”, destacou a vice-presidente da Comissão de Prerrogativos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Karla Vicenze. De acordo com ela, a implementação do Parlatório Unificado é uma grande vitória para o sistema prisional, os advogados e os presos.

“[Tudo isso] evidencia que a cooperação entre as entidades traz benefícios a todos. Ao advogado é conferido um local adequado e seguro para a comunicação com seu cliente, com o respeito às suas prerrogativas profissionais. Também os servidores da unidade prisional se beneficiam, ganhando tempo e maior segurança em suas atividades”, comentou a representante da OAB.

PRESENÇAS - Além das autoridades já citadas, estiveram presentes na inauguração a promotora de justiça, Stella Maria Flores Floriani Burda; o Comandante do 1º Comando Regional de Polícia Militar (Curitiba e RMC), Coronel Renato de Oliveira Ribas Filho; o Procurador André Calixto; o coordenador regional do Deppen de Curitiba, Rogério Orem; além de diretores de outros estabelecimentos penais e servidores da instituição.