Paraná terá concursos públicos para as polícias Civil e Militar e a contratação de profissionais para o Depen 04/09/2019 - 20:00

O esforço do Governo do Estado, da Casa Civil e da Secretaria de Segurança Pública para ampliar os serviços ao cidadão permitiu a autorização de concursos públicos para a Polícia Militar, Polícia Civil e a abertura de Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação de agentes ao Departamento Penitenciário do Paraná (DEPEN). O anúncio foi feito pelo Governador do estado, Carlos Massa Ratinho Júnior, juntamente com o Secretário de Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, e o Chefe da Casa Civil, Guto Silva, nesta quarta-feira (04/09) no Quartel do Comando-Geral da PM.

Os concursos públicos são para inclusão de 2.400 militares estaduais (2 mil policiais militares e 400 bombeiros militares), 50 delegados, 50 papiloscopistas e 300 investigadores para a Polícia Civil. Também foi anunciada a contratação de 238 agentes de cadeia (contratados por meio do Processo Seletivo Simplificado) para o Depen. A elaboração dos editais e do processo de inclusão devem ser iniciados logo após a assinatura do Decreto governamental, o que ocorrerá em breve.

Para o Governador Ratinho Júnior, a segurança pública é uma das prioridades de sua gestão. Ele falou dos resultados obtidos pelo governo paranaense até aqui e que a autorização dos concursos para os policiais e a contratação de novos agentes para o Depen vai reforçar ainda mais o trabalho que já tem sido feito pelas Corporações de segurança pública.

“O Paraná está entre os cinco Estados mais seguros do Brasil devido ao bom desempenho dos órgãos que compõem a Secretaria de Segurança, e a ideia agora é aumentar ainda mais o contingente de policiais e agentes penitenciários. Estamos autorizando os concursos para ampliar a segurança nas escolas, bairros e cidades do Paraná”, disse.

A estratégia do governo para abrir concursos e contratações de grande envergadura é resultado da organização orçamentária, priorizando as necessidades da população, segundo o Chefe da Casa Civil, Guto Silva. “Temos planejado o governo mês a mês, e sabemos que os resultados estão aparecendo, especialmente com a redução da criminalidade”, falou.

O Secretário de Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, fez questão de ressaltar a importância da valorização do profissional de segurança pública com o anúncio do Governo do Estado. Ele reforçou que os pilares da administração da Secretaria de Segurança (inteligência, integração e planejamento) são essenciais para a elaboração e execução e projetos de infraestrutura a médio e longo prazo.

“Nossos policiais civis e militares, bem como agentes penitenciários, se sentem honrados com o investimento nas áreas tecnológicas e dos recursos humanos de suas respectivas Corporações. Com isso, a sensação de segurança, que se conquista dia a dia, pode ser alcançada com uma maior facilidade, pois os nossos policiais e agentes estarão mais motivados”, explicou o secretário de Segurança.

POLÍCIA MILITAR E CORPO DE BOMBEIROS – As 2,4 mil vagas renovam os quadros da PM e do Corpo de Bombeiros. Isso, segundo o Comandante-Geral da Corporação, coronel Péricles de Matos, acontece porque os novos policiais poderão cobrir a defasagem de oficiais e praças que estão se aposentando. “Dois impactos imediatos podem ser percebidos: mais policiais militares nas ruas e maior preparação e emprego operacional em benefício à população”, diz.

Para a Polícia Militar, a inclusão representa um ganho de material humano e de reposição ao efetivo. Agora, com a contratação de novos policiais militares, batalhões operacionais de todo o Estado terão seus quadros ampliados e poderão apresentar mais resultados à população. Para o Corpo de Bombeiros, as atividades de atendimento de emergência pré-hospitalar, de combate a incêndio, buscas e salvamentos poderão ser melhor desempenhados em benefício à população.

POLÍCIA CIVIL – O Delegado-Geral da Polícia Civil, Silvio Rockemback, destacou que a população será a principal beneficiada com mais profissionais de segurança. Segundo ele, o aumento no efetivo permite que policiais deixem de acumular funções e apresentem mais qualidade no trabalho. Além disso, já existe um concurso contemplado para vagas de escrivão. Todos os aprovados irão compor o quadro da PCPR e serão designados para realizar suas atividades em unidades policiais da Capital, Região Metropolitana e Interior do Estado.

“Vemos o compromisso do governador de ter a melhor segurança pública do país e essa melhoria inclui a contratação de pessoal, que para nós é uma grande satisfação receber esse anúncio. O reforço dos recursos humanos vai melhorar a qualidade do atendimento a todos os cidadãos”, disse o delegado.

DEPARTAMENTO PENITENCIÁRIO – Para as unidades prisionais do Depen, os novos agentes, a serem contratos pela modalidade PSS, representam um incremento na atuação nas novas unidades que serão concluídas até o fim deste ano ou no máximo até meados de 2020, no que diz respeito à segurança interna e à condução da rotina dos presos.  “Vamos inaugurar algumas unidades neste ano e esse reforço de agentes é importante para darmos continuidade ao trabalho desempenhado pelos nossos profissionais”, destacou o Diretor do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), Francisco Caricati.

PROMOÇÃO DE OFICIAIS - Ratinho Júnior aproveitou o momento festivo e assinou o decreto governamental de promoção a 143 oficiais da Polícia Militar, indicados à promoção no mês de agosto, demonstrando responsabilidade e compromisso com os profissionais que atuam na gestão de tropa para garantir um bom atendimento ao cidadão.

ENTREGA DE MEDALHAS – O Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos, condecorou autoridades do Poder Executivo pelo constante apoio à Corporação com a medalha Coronel Sarmento, maior honraria da Polícia Militar. Receberam a medalha o governador Ratinho Júnior, o Chefe da Casa Civil, Guto Silva, o Diretor-Geral da Casa Civil, Felipe Augusto Amodori Flessak e o Superintendente de Desempenho Governamental, João Luiz Giona Júnior.

PRESENÇAS – Além do Governador, acompanharam o evento o Vice-Governador do estado, Darci Piana, o Secretário de Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, o Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos, o Subcomandante-Geral da PM, coronel Antônio Carlos de Morais, o Chefe do Estado-Maior da PM, coronel Lanes Randal Prates Marques, o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Samuel Prestes, o Delegado-Geral da Polícia Civil, delegado Sílvio Rockemback, o Delegado-Geral Adjunto da Polícia Civil, Riad Braga Farhat, o Diretor do Departamento Penitenciário (Depen), Francisco Caricati, o Diretor-Geral da Polícia Científica e Presidente do Conselho Nacional de Dirigentes da Polícia Científica, Leon Grupenmacher, o líder do governo na Assembléia Legislativa do Paraná, Husein Bakri, os deputados estaduais Delegado Recalcatti, Delegado Fernando, Delegado Francischini, Delegado Jacovos, soldado Adriano José, soldado Fruet, Thiago Amaral e Alexandre Amaro.

GALERIA DE IMAGENS