Paraná recebe equipamentos do legado do Ministério da Justiça e Segurança Pública 30/11/2021 - 17:15

O Paraná recebeu nesta segunda-feira (29/11), na cerimônia de comemoração dos 17 anos da Força Nacional, em Brasília (DF), equipamentos destinados à Segurança Pública do Paraná durante entrega simbólica do legado referente aos mobilizados na Força Nacional. O legado advém do convênio de cooperação federativa, assinado entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e as unidades federativas. Somados todos os estados, o valor do legado chega em torno de R$ 30 milhões, dos anos referentes de 2016 até 2019.

O legado é fruto de um bom relacionamento da União com os estados pela cessão de profissionais da Segurança Pública, incluindo policiais civis e militares, bombeiros e peritos, para ações e projetos desenvolvidos no país por meio da Força Nacional. Os mobilizados ficam à disposição do MJSP e podem ser designados para missões e ações prioritárias ou para projetos na própria sede.

Para o secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, que esteve presente na cerimônia, a entrega destes equipamentos é um ato de reconhecimento às forças do Paraná. “São iniciativas como essas que reforçam a parceria do governo estadual com o federal e nos fazem fortalecer cada vez mais o planejamento estratégico da Segurança Pública, para melhor atender a toda população paranaense. Estes equipamentos serão essenciais para reforçar as forças de segurança pública no nosso estado”, destacou.

Os equipamentos doados pelo MJSP para a Segurança Pública do Paraná fazem parte do acervo da Força Nacional e inclui armamentos, munições, viaturas, equipamentos de proteção individual, equipamentos de proteção coletiva, coletes balísticos, geradores de energia, entre outros. Os itens foram entregues, por meio de um termo de doação, aos representantes das Secretarias de Segurança Pública, das polícias civis e militares, dos bombeiros e das perícias estaduais.

Pelo Paraná, o secretário Romulo Marinho Soares foi quem recebeu os equipamentos em Brasília, somando 179. A Polícia Militar do Paraná é a instituição que terá o maior número de equipamentos do legado (146), na sequência vem a Polícia Civil do Paraná e o Corpo do Bombeiros, com 27 e 16, respectivamente.

MEDALHA – Ainda no evento, 72 profissionais foram agraciados com a Medalha do Mérito “Soldado Luiz Pedro de Souza Gomes”, um reconhecimento às autoridades e profissionais pelos relevantes e excepcionais serviços prestados à diretoria da Força Nacional, contribuindo de modo eficaz para elevar o prestígio da instituição junto à sociedade e outras organizações.

O secretário Romulo Marinho foi uma das autoridades paranaenses que recebeu a medalha, em Brasília. “Sinto-me feliz e honrado por receber esta homenagem de reconhecimento da Força Nacional da Segurança Pública ao lado de autoridades de grande influência em nosso país. Este ato é importante, pois valoriza o trabalho e o planejamento estratégico que está sendo aplicado pela secretaria, com apoio das forças policiais, visando a segurança da população paranaense”, disse.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Hudson Leôncio Teixeira e o delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach, também foram homenageados. As honrarias destas autoridades foram enviadas eles pelo secretário Marinho.

Participaram da cerimônia de 17 anos da Força Nacional e entrega de equipamentos, o Ministro da Justiça e Segurança (MJSP), Anderson Torres; o Secretário Nacional de Segurança Pública, coronel Carlos Renato Machado Paim; o diretor da Força Nacional, coronel Antônio Aginaldo de Oliveira; o ex-diretor (primeiro) da Força Nacional, coronel da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, Aurélio Ferreira Rodrigues; o Major da Polícia Militar de Santa Catarina, Magalhães; além de autoridades estaduais da Segurança Pública dos País e outras autoridades

FORÇA NACIONAL NO PARANÁ – Desde 2004 a Força Nacional tem atuado em conjunto com as forças estaduais, por meio de programa de cooperação federativa entre a união através do Ministério da Justiça e Segurança Pública e as unidades federativas. O efetivo da Força Nacional é composto por policiais militares e civis, bombeiros militares e profissionais de perícia, mobilizados das instituições de segurança pública dos estados e do Distrito Federal.

GALERIA DE IMAGENS