Paraná participa do 1° Encontro Nacional dos Gestores Estaduais de Estatística de Segurança Pública, em Brasília 16/05/2025 - 16:16

Dois representantes do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (CAPE) da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP) participaram do Encontro Nacional dos Gestores Estaduais de Estatística de Segurança Pública, que aconteceu no Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília. O evento teve como objetivo a padronização dos dados nacionais de Segurança Pública, além da troca de experiências de servidores de setores estatísticos da Segurança Pública de todo o Brasil.
Promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a conferência teve quatro dias de duração, de terça-feira (13) a sexta-feira (16), e recebeu representantes das 27 federações (26 estados e do Distrito Federal). Pelo Paraná, compareceram ao evento o chefe do CAPE, major Cláudio Todisco Silveira, e o subchefe do CAPE, capitão Antônio Jorge Gonçalves Pontes.
“O grande objetivo desse encontro, além de definir a padronização das informações a nível nacional, é entender as boas práticas dos outros estados. Com isso nós acabamos aprendendo o que o pessoal tem feito em termos de segurança pública e quais metodologias podemos aplicar no Paraná”, disse o major Todisco.
Durante o congresso, foi apresentado um diagnóstico de qualidade dos dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), dentro do Validador dos Dados Estatísticos (VDE), que é o sistema que consolida as informações da plataforma. Dentro dos indicadores exibidos, foram incluídos os números de homicídios, pessoas desaparecidas, estupro, tráfico de drogas, mandados de prisão cumpridos, combate a incêndios, roubos e furtos de celulares, entre outros.
Além da apresentação, foi feito um treinamento voltado a utilização do banco de dados da SINESP-VDE, para o aperfeiçoamento do processo de validação e transmissão das estatísticas para as unidades estaduais.
“O evento foi muito importante para a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça porque reuniu especialistas em estatísticas de segurança pública dos 27 estados e nos possibilitou uma revisão das normativas referentes a indicadores, para que a gente possa aprimorar as políticas públicas e de segurança pública no país”, disse a coordenadora-geral de Estatística e Análise do MJSP, Ana Cecília Gonzalez Galvão Ferreira.
Além da padronização dos dados do Sinesp, os representantes das federações tiveram a oportunidade de apresentar as ferramentas utilizadas em cada estado.
“Vimos diversas apresentações de cases de sucesso que podemos levar para o nosso estado e implementá-las no nosso dia a dia. Nós também apresentamos as boas práticas utilizadas no Paraná para que, da mesma forma, possamos ajudar outros entes federativos”, destacou o capitão Pontes.
APRESENTAÇÃO - Na apresentação do Paraná, o major Todisco explicou a aplicação de Inteligência Artificial para a criação de um algoritmo de Revimitização de violência doméstica, que é um projeto do Estado do Paraná em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Ele também apresentou sobre um projeto, desenvolvido em 2023, para aumentar a efetividade do patrulhamento da Polícia Militar do Paraná através de um estudo sobre os “Pontos Quentes” (espaços com maior ocorrência de crimes em Curitiba). Outro projeto apresentado foi o Painel de Transparência de Dados Abertos, base de dados disponível ao público no site da secretaria.