Paraná lança especialização e residência técnica em Gestão da Segurança Pública 18/04/2022 - 17:01

O Governo do Estado lançou nesta segunda-feira (18) o Programa de Residência Técnica em Gestão da Segurança Pública que prevê um investimento que ultrapassa R$ 9,9 milhões. Os recursos serão utilizados para custear as bolsas-auxílio dos residentes, além de outras despesas administrativas. O programa será desenvolvido em parceria entre a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Secretaria estadual da Segurança Pública (Sesp).

A iniciativa tem como objetivo qualificar profissionais para atuarem na melhoria das práticas e procedimentos adotados na gestão pública com ênfase em segurança. O programa será executado no período de agosto de 2022 a julho de 2024, e estão previstas 183 vagas para profissionais recém-formados em diversas áreas do conhecimento. As inscrições iniciam no dia 1 de maio e seguem até 1 de junho pelo site do programa.

Durante os 24 meses, os profissionais desenvolverão atividades nas diversas frentes de atuação da Sesp, que contemplam a Polícia Militar do Paraná, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Científica e Departamento de Polícia Penal, situados em Curitiba e em outros 11 municípios paranaenses. Em paralelo, farão um curso de especialização em Segurança Pública, ofertado pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), na modalidade a distância, com carga horária de 420 horas.

As vagas ofertadas são para profissionais das áreas de Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Ciências Biológicas, Biomedicina, Bioprocessos e Biotecnologia, Ciências Econômicas, Direito, Psicologia, Serviço Social, Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Medicina Veterinária, Geociências, Geografia, Estatística, Pedagogia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Educação Física, Arquitetura, Design, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Computação, Engenharia de Software, Licenciatura em Computação, Design Gráfico, Artes Visuais, Comunicação Visual, Geociências e áreas afins.

Para concorrer, o candidato deve ter concluído o curso de graduação em uma das áreas contempladas pelo edital nos últimos três anos. Além dos recém-graduados, também são reservadas 20 vagas para servidores e trabalhadores públicos do sistema estadual.

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, enfatiza a importância da residência para a formação de gestores públicos. “O programa de Residência Técnica está contribuindo decisivamente com a formação de pessoas que servirão ao Estado em diversas frentes, além disso também estamos auxiliando na qualificação de recursos humanos tão fundamentais à gestão pública”, afirma.

Segundo o diretor-geral da Secretaria estadual da Segurança Pública, João Alfredo Zampieri, a atuação dos residentes será fundamental para o aperfeiçoamento dos serviços de segurança oferecidos para a população. “O recém-formado irá conhecer uma atividade típica de Estado, que no mercado de trabalho provavelmente não iria ter contato e começará a exercer sua carreira profissional dentro da Segurança Pública. Da mesma forma, recebemos essa gama de profissionais que serão peças importantes para atender da melhor forma a população paranaense na área de Segurança Pública”, diz.

CIDADES E LOTAÇÕES – Dos candidatos aprovados, 132 residentes desenvolverão suas atividades em órgãos vinculados à Secretaria da Segurança Pública em Curitiba, cinco serão lotados na Unespar, também na Capital, e outros 46 residentes atuarão nas unidades vinculadas à Sesp em cidades do interior do Estado.

Os residentes receberão bolsas mensais de R$ 1.900 e auxílio-transporte pelo período de dois anos. Recentemente, o valor de todas as bolsas ofertadas na área de Ciência e Tecnologia do Paraná foram reajustadas em 25%, com previsão de implementação ainda neste semestre, a depender de decreto estadual.

PROVAS – a seleção dos candidatos será em duas etapas: prova online (peso 70), e análise de currículo (peso 30).

A prova online terá duração máxima de duas horas e será composta por 20 questões objetivas de múltipla escolha sobre temas como Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais e Informática.

A análise dos currículos contempla a conferência dos documentos, submetidos pelos candidatos e avaliação, com pontuação máxima de 100 pontos, com peso trinta (30) na média final.

As referências e leituras necessárias para a prova online e os critérios de distribuição para a etapa de avaliação de currículos podem ser encontradas no EDITAL.

SERVIÇO:

Programa de Residência Técnica em Gestão da Segurança Pública

Período de inscrições: 01 de maio a 01 de junho de 2022- AQUI.

Taxa de inscrição: R$ 100.

Aplicação da prova online: 20 de junho de 2022.

Avaliação de títulos: até 7 de julho de 2022.

Divulgação do resultado: 15 de julho de 2022.

Matrículas: 18 de julho a 22 de julho de 2022.

Início da residência: agosto de 2022.