Paraná e Mato Grosso do Sul assinam Termo de Cooperação para compartilhamento de dados 22/12/2020 - 16:35

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) assinou um Termo de Cooperação com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul (Sejusp/MS), com o objetivo de ambos os estados trocarem informações de banco de dados. A solenidade, que marcou a parceria, aconteceu por videoconferência na última sexta-feira (18/12).

Com a assinatura, o Paraná e o Mato Grosso do Sul trabalharão de forma integrada no combate ao crime em suas áreas de fronteira. “Essa parceria possibilitará que 40 senhas sejam autorizadas, para que o estado do Mato Grosso do Sul possa acessar nosso banco de dados e vice-versa. Com isso, vamos estar mais alinhados e poderemos destravar investigações de crimes que envolvam os estados”, explicou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares.

Agora, com acesso a essas informações, será possível dar pronta resposta para casos como fugas de criminosos de um estado para outro. ”Em 2021, vamos consolidar essa parceria e trabalhar cada vez mais juntos. Com isso, tenho certeza que vamos avançar muito em segurança pública interestadual e em tecnologia”, acrescentou o secretário Marinho.

De acordo com o secretário da Sejusp do Mato Grosso do Sul, Antonio Carlos Videira, essas trocas de informações darão celeridade para soluções de diversos crimes. “Com a assinatura desse termo de cooperação, avançaremos em nossos trabalhos e daremos uma resposta mais rápida à sociedade dos dois estados envolvidos nessa integração”, declarou durante a videoconferência.

INTEGRAÇÃO - Além de Mato Grosso do Sul, a Sesp busca novas parcerias com demais estados, afim de aprimorar a atuação e reforçar a integração entre as forças de segurança estaduais. “Todo esse trabalho é essencial para diminuirmos, cada vez mais, os índices de criminalidade do Brasil”, completou o secretário paranaense.

PRESENÇAS - Estiveram também presentes na reunião, o chefe da assessoria de tecnologia da informação e comunicações da Sesp, major João Batista Tsuruda, e o coordenador do Centro de Análise, Planejamento e Estatística da Sesp, capitão Cláudio Todisco Silveira.

GALERIA DE IMAGENS