PPPR realiza transferência de custodiados para Piraquara durante o Verão Maior Paraná 07/01/2026 - 14:38
A Polícia Penal do Paraná (PPPR) realizou nesta quarta-feira (7) a transferência de 40 pessoas privadas de liberdade da unidade penal de Guaratuba para o Complexo Penitenciário de Piraquara. A ação integra o trabalho de segurança desenvolvido no litoral do Estado durante o Verão Maior Paraná e tem como objetivo manter o fluxo do sistema e garantir a ordem e o controle nas unidades penais da região, além de abrir novas vagas para eventuais prisões durante o período de verão.
“Estas medidas reforçam a capacidade de resposta da Polícia Penal no litoral, assegurando o controle e a organização das unidades penais. Atuamos de forma planejada e integrada para garantir que as ações de segurança ocorram com eficácia e dentro dos protocolos estabelecidos”, afirma o coordenador da PPPR no Verão Maior Paraná, Marcos De Paula.
Ao todo, já foram realizadas mais de 270 transferências durante a temporada. A iniciativa é planejada de forma estratégica, com a atuação de equipes especializadas e escolta adequada, assegurando a segurança dos servidores, das pessoas privadas de liberdade e da população durante todo o deslocamento. “A PPPR teve um reforço significativo, especialmente nas áreas de custódia e segurança. “Com foco preventivo nas atividades sob nossa responsabilidade no litoral, atuamos para assegurar uma estrutura adequada e manter a disponibilidade de vagas para eventuais novas prisões”, destaca De Paula.
MONITORAÇÃO ELETRÔNICA REFORÇA FISCALIZAÇÃO E PREVENÇÃO — Como parte das ações realizadas no litoral durante o verão, a PPPR intensificou as ações de monitoração eletrônica, com foco no cumprimento rigoroso das determinações judiciais. A atuação estratégica permite ampliar a fiscalização, coibir reincidências e contribuir para o cumprimento das determinações judiciais, a prevenção de irregularidades e o fortalecimento da segurança de moradores e turistas ao longo da temporada. Atualmente, a região conta com cerca de 700 pessoas monitoradas, número que aumenta em aproximadamente 300 durante o período de verão.
"O objetivo é garantir o cumprimento rigoroso das medidas judiciais impostas, promovendo mais segurança à população e aos veranistas. Todo e qualquer descumprimento será imediatamente comunicado ao Poder Judiciário para as providências cabíveis", conclui o coordenador da PPPR.










