PPPR atua em ação conjunta das forças de segurança estaduais durante Operação Sinergia III 24/09/2025 - 09:36

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) desempenhou papel estratégico na Operação Sinergia III. Com atuação estratégica e liderança nas operações, a PPPR trabalhou lado a lado com Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Científica, atuando em operações ostensivas, repressivas e preventivas, tanto em áreas urbanas quanto em unidades prisionais. A operação integrou a Missão Paraná II, que foi coordenada pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP) para aproximar as forças policiais da sociedade.
“A Sinergia III mostrou a força da PPPR em todos os cenários em que estivemos presentes. Nossos policiais penais atuaram com dedicação, disciplina e união, alcançando cada meta estabelecida. Mais do que números, essa operação reforça o nosso compromisso diário com a segurança da sociedade e a confiança no trabalho que realizamos dentro e fora das unidades prisionais”, afirmou a diretora-geral da PPPR, Ananda Chalegre.
A Polícia Penal alcançou todos os objetivos programados: cumprimento integral de metas estabelecidas; padronização e agilidade nos procedimentos operacionais; aprimoramento do fluxo de informações entre as nove regionais administrativas da PPPR; redução de riscos operacionais mediante respostas rápidas e eficazes, além do fortalecimento da cooperação entre as equipes, com reflexos positivos na disciplina e na segurança institucional.
Ao longo da semana, a PPPR realizou revistas em 32 unidades prisionais, com movimentação de 6.110 pessoas privadas de liberdade para realização de inspeções minuciosas nas galerias e celas. “A operação demonstrou a capacidade técnica e tática dos servidores da PPPR, consolidando o comprometimento de todos com a missão institucional. A integração obtida representa um avanço significativo, servindo como referência para futuras ações conjuntas”, enfatizou o diretor de segurança penitenciária da PPPR, Marcos Antônio de Paula.
Já a Divisão de Monitoração Eletrônica (DME) realizou 17 fiscalizações, sendo seis presenciais e 11 com o Posto Avançado de Monitoração (unidade móvel), além de 8 mandados de prisão cumpridos. “A PPPR atuou de forma cirúrgica na operação Sinergia III em todo o estado, mas em especial na região norte trazendo segurança e interação com a sociedade através de exposições”, explica o chefe da Divisão de Monitoração Eletrônica da PPPR, Cláudio Xavier.
Uma frente de atuação forte durante a operação foi a fiscalização de pessoas monitoradas. Custodiados que, de alguma forma, descumpriram as regras da tornozeleira, foram abordados pelas equipes policiais e deverão responder ao judiciário. Já para os casos de reiterados descumprimentos, foram cumpridos mandados de prisão, resultando no cumprimento de pena em regime fechado.
OPERAÇÃO SINERGIA III — A operação reuniu de forma integrada as forças de segurança do estado, empregando helicópteros, viaturas, profissionais e toda a tecnologia disponível. Durante a operação, mais de 22,5 mil pessoas foram abordadas e 1,1 mil locais fiscalizados em todo o estado.
Os resultados da ação foram expressivos: 13,1 toneladas de drogas retiradas de circulação, 519 prisões em flagrante, além da apreensão de 149 veículos, mais de 782 mil maços de cigarro e quase R$ 63 mil em espécie. Entre as drogas apreendidas, destacam-se 10,9 toneladas de maconha, 18,3 kg de cocaína, 1 kg de crack e 669 unidades de drogas sintéticas.
Além disso, ainda foram cumpridas 617 ordens judiciais e apreendidos 617 armamentos, incluindo armas de fogo, armas brancas e munições, reforçando a eficácia e a abrangência da operação.