PMPR resgata tamanduá-mirim atropelado durante ações do Verão Maior Paraná 30/01/2026 - 19:21

Uma equipe do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), da Polícia Militar do Paraná (PMPR), resgatou nesta sexta-feira (30) um tamanduá-mirim ferido após ser atropelado na PR-808, em Guaratuba, no litoral do estado. A ocorrência foi registrada durante as ações do Verão Maior Paraná. Apesar do esforço dos envolvidos, não foi possível salvar a vida do animal.

De acordo com o 1º tenente Johann Bauer Adam, do BPRv, o animal foi entregue aos policiais por servidores do município catarinense de Itapoá, que o encontraram às margens da rodovia. Após o resgate, a equipe do BPRv acionou a sede regional do Instituto Água e Terra (IAT), que orientou o encaminhamento ao Pronto Atendimento de Animais Silvestres (PAAS), em Paranaguá.

“A equipe rapidamente colocou o animal na viatura e se deslocou ao local em prioridade, onde ele foi recebido com vida”, explicou o 1º tenente frisando que o tamanduá-mirim foi entregue aos cuidados de um biólogo do IAT. O animal, um mamífero insetívoro típico da Mata Atlântica e bem adaptado às áreas de restinga, recebeu acompanhamento veterinário especializado. 

De acordo com o chefe do setor de fauna do IAT no litoral, Rafael Galvão, devido à gravidade dos ferimentos, não foi possível salvar a vida do tamanduá. 

ORIENTAÇÃO - Para evitar danos à fauna nativa do litoral paranaense, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), da PMPR, reforça a recomendação para que os motoristas reduzam a velocidade em áreas arborizadas, nas proximidades de restingas e manguezais para evitar atropelamentos de animais silvestres.

GALERIA DE IMAGENS