PM flagra crimes ambientais em Altamira do Paraná e Maringá 17/10/2023 - 16:54

O Batalhão de Polícia Ambiental–Força Verde (BPAmb-FV) realizou uma operação no último domingo (15), com o objetivo de combater crimes ambientais em Altamira do Paraná e Maringá.

Em Maringá, os policiais ambientais receberam uma denúncia e, ao chegarem ao local, constataram a derrubada de uma área com cerca de 1.000 m² de mata nativa. 

“Os policiais militares comprovaram a derrubada de árvores secas, das quais se encontravam neste estado após o responsável pela propriedade realizar o anelamento (corte da casca ao redor do tronco) das árvores nativas, o que causa a morte do vegetal”, afirmou o tenente Omar Bail Filho do BPAmb-FV. 

Em Altamira do Paraná, os policiais também detectaram danos ambientais. “Devido a denúncias feitas por meio dos canais oficiais e alertas registrados na plataforma MapBiomas, foi realizado uma operação em Altamira e foram flagrados sete pontos de desmatamento, quatro deles já haviam sido notificados anteriormente pela prática do mesmo crime”, completou o tenente Bail.

Em ambos os casos, tanto em Maringá, quanto em Altamira do Paraná, os policiais vão produzir relatórios de inspeção técnica, os quais serão encaminhados ao IAT (Instituto de Água e Terra) e ao Ministério Público do Paraná, para a aplicação de medidas administrativas e legais apropriadas.

A população é incentivada a denunciar crimes contra o meio ambiente à Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental, usando o número 181, do Disque Denúncia. Todas as informações fornecidas serão mantidas em estrito sigilo, e não é necessário se identificar.

 

GALERIA DE IMAGENS