PEL III inaugura salas de aula para atender 300 pessoas privadas de liberdade 23/03/2023 - 16:09

O Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) de Londrina iniciou nesta quarta-feira (22) as atividades pedagógicas na Penitenciária Estadual de Londrina III (PEL III). A pretensão é ter 300 pessoas privadas de liberdade (PPL’s) matriculadas, desde a alfabetização ao ensino médio.

O diretor da divisão de educação de capacitação do Departamento de Polícia Penal, Juliano dos Santos Prestes, enalteceu os trabalhos desenvolvidos na cidade. “Londrina é reconhecida em todo estado como referência nos índices educacionais”, ressaltou.

A PEL III, que conta com 775 PPL’s, é uma unidade destinada a condenados. Inaugurada em fevereiro de 2022, ela foi adaptada, em estrutura e corpo técnico, para possibilitar que a população carcerária tenha acesso ao ensino. A direção da unidade destacou que, mesmo antes da conclusão da estrutura, as PPL’s da unidade fizeram provas importantes como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA).

O coordenador regional da Polícia Penal, Reginaldo Peixoto, salientou que o incentivo à educação é uma das premissas do trabalho e colabora para a reintegração dos apenados à sociedade. “O trabalho conjunto desenvolvido entre corpo docente e os setores de segurança vem se mostrando positivo para os resultados de ressocialização”, enfatizou.

A diretora de ensino do CEBEEJA Londrina, Ivoneide Parra, destacou que, no ano letivo de 2022, 800 custodiados das unidades penais locais concluíram as aulas da educação básica e outros 52 estão aprovados em vestibulares de diferentes universidades públicas e privadas do município pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). 

Em março, 206 apenados de Londrina fizeram a prova da primeira fase do vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e, conforme resultado divulgado pela Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS-UEL), 106 destes foram aprovados para a segunda fase da prova. “As aprovações são dos mais variados cursos, desde serviço social, a engenharias e inteligência artificial”, explicou.

GALERIA DE IMAGENS