PCPR promove curso de extensão em mergulho 15/04/2024 - 10:57

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) promoveu um curso de extensão em mergulho entre segunda-feira (8) e sexta-feira (12), em Curitiba. Ao todo, 10 servidores de forças policiais distintas participaram.

Foram ministradas aulas sobre mergulho autônomo, navegação subaquática, observação de local de crime subaquático, águas com visibilidade e águas abertas. As aulas foram ministradas pelos agentes de polícia judiciária da PCPR, Laércio Turra e Rodrigo Lopes, e os militares do Exército de Roraima, Andrew Wunderlich e Luciano Cesar Casemiro. 

De acordo com o instrutor do curso, Luercio Turra, a capacitação permite aprimorar os trabalhos realizados pela instituição.

“A equipe é treinada para situações de alto risco e atendimento de ocorrências de resgate, casos de armamento caído em mar ou em rios e vistoria em cascos de navios, nossa meta é que os policiais e convidados de outras forças consigam fazer esse trabalho com maestria”, ressalta Turra.

Entre os alunos estão três agentes de polícia judiciária do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre), um do Força Especial de Repressão Antitóxico (FERA), dois da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR), um policial militar de Santa Catarina, dois bombeiros militares do Grupo de Operações de Socorro Tático e um tenente da Força Aérea Brasileira (FAB).

A primeira edição do curso foi realizada em 2002. Posteriormente, em 2006, 2011 e 2014 novas turmas foram treinadas.

“Nós vimos a necessidade de retornar esses cursos de aprimoramento com extensão no mergulho policial de trabalho. Nós temos vários trabalhos em cima de resgate, tanto de armas atiradas em lagos e rios, como vistorias”, finaliza o instrutor do curso.

GALERIA DE IMAGENS