PCPR prende casal suspeito de aplicar o golpe do pix em pelo menos 100 vítimas 17/03/2023 - 17:13

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um casal, 37 e 24 anos, suspeitos de aplicar o golpe do pix em pelo menos 100 vítimas, com prejuízo estimado de R$ 200 mil. A captura aconteceu nesta quarta-feira (16), em Foz de Iguaçu, região Oeste do Estado.

Conforme apurado pela PCPR, os criminosos realizavam diversos pedidos em comércios do município e enviavam, por um aplicativo de mensagens, um comprovante de pagamento falso. Após a entrega do produto, as vítimas notavam que o dinheiro não chegava em suas contas bancárias.

Conforme o delegado da PCR William Assunção, os crimes ocorriam desde fevereiro de 2022.  

‘‘Durante as investigações, descobrimos que o casal aplicava o golpe do pix nas vítimas. Desde o ano passado foram apreendidos videogames, notebooks, celulares, geladeiras, freezers, e televisores provenientes dos golpes online'', afirma o delegado.

O golpe do pix acontece quando os estelionatários contratam serviços ou compram produtos, e, ao invés de pagar na hora, programam a transferência para data futura. Em seguida, manipulam o comprovante de pagamento com aplicativos de edição de imagens para omitir o agendamento e enviam ao vendedor como se a transferência já tivesse sido feita. Assim, os golpistas conseguem o produto, mas na sequência cancelam o agendamento e a vítima, que já entregou o item, fica no prejuízo ao não receber o dinheiro.

DENÚNCIAS - A PCPR orienta que as pessoas estejam sempre atentas a esse tipo de abordagem. As vítimas  devem registrar imediatamente o boletim de ocorrência, de forma online, através do site da PCPR, ou na delegacia mais próxima. As denúncias também podem ser feitas através do 197, da PCPR ou Disque-Denúncia 181 da Secretaria da Segurança Pública.

GALERIA DE IMAGENS