PCPR homenageia 146 servidores com medalhas especiais de Serviço Policial na Capital 25/04/2025 - 17:40

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou, na tarde da sexta-feira (25), uma cerimônia para homenagear os Servidores Públicos do Estado do Paraná. As Medalhas Especiais de Serviço Policial foram entregues a 146 profissionais em reconhecimento a sua dedicação à Segurança Pública. A solenidade aconteceu no Museu Oscar Niemeyer (MON), no Centro Cívico, em Curitiba.

A entrega das Medalhas Especiais busca reconhecer o trabalho de profissionais que contribuíram para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da PCPR. Instituídas pelo decreto 5545/2020, as honrarias incluem as medalhas do Mérito Inteligência Policial, Mérito Investigação Criminal, Mérito Gestão Administrativa, Mérito Funcional, entre outras. O objetivo é valorizar o desempenho dos servidores que contribuem para o funcionamento e fortalecimento da instituição.

Em seu discurso, o Secretário da Segurança Pública do Paraná Hudson Leôncio Teixeira, afirmou que a Polícia Civil do Paraná passou por uma profunda e positiva transformação nos últimos anos, fruto de reestruturações que modernizaram e fortaleceram a instituição. 

"Quem entra na polícia hoje talvez não consiga imaginar como era no passado. A realidade mudou para melhor. Vejo que a Polícia Civil está mais preparada, mais eficiente e mais comprometida com uma segurança pública de excelência, que sempre olha para o futuro".

Para o delegado-geral da PCPR Silvio Jacob Rockembach, a cerimônia reforça o compromisso da PCPR em valorizar e reconhecer seus servidores e correlatos por meio de ações institucionais que destacam a importância do trabalho desempenhado diariamente pelos servidores da segurança pública no Estado.

"Esse é um momento de orgulho, de reconhecimento e, acima de tudo, de gratidão a cada um de vocês pelo trabalho, pela dedicação e pelas conquistas que nos trouxeram até aqui", explica o delegado.

A solenidade teve início com a entrega da Medalha da Ordem das Araucárias, direcionada a 11 homenageados. A condecoração é destinada a personalidades, nacionais ou estrangeiras, que demonstram atuação destacada nas atividades relacionadas à segurança pública.

A Medalha Tiradentes foi concedida a cinco policiais que prestaram serviços considerados relevantes à PCPR. A homenagem busca reconhecer contribuições que tenham gerado impacto positivo para a sociedade e a segurança pública do Estado.

Na ocasião, foram prestadas diversas homenagens a servidores que tiveram um papel importante na segurança pública do Paraná, entre elas o delegado aposentado da PCPR Gerson de Melo Runpfe. O profissional atuou em diversas unidades especializadas da PCPR e teve participação nas primeiras ações do Grupo Fera (Força Especial de Repressão Antitóxico). 

Além das medalhas, foram entregues o Selo de Eficiência a três policiais civis, o Diploma de Destaque Profissional a 63 servidores e a Medalha de Mérito de Investigação Criminal a 15 homenageados. As condecorações reconhecem desempenhos individuais em áreas como investigações, qualidade no serviço e ações de impacto.

Outras medalhas também foram concedidas a profissionais da instituição. A Medalha de Mérito de Gestão Administrativa foi entregue a 13 homenageados que atuaram em áreas de gestão de recursos e processos. Já a Medalha de Mérito Funcional reconheceu 15 servidores que apresentaram ações relevantes em suas funções.

A Medalha de Mérito Policial por Ato de Bravura foi entregue a 21 policiais civis que, durante o cumprimento do dever, se envolveram em situações de risco com consequências físicas graves.

MEDALHAS - De acordo com o decreto 5545/2020, as medalhas são concedidas aos servidores durante uma solenidade oficial. Para receber a honraria, o policial deve atender a critérios específicos, como não estar respondendo a sindicância, processo administrativo disciplinar ou criminal, além de possuir o tempo exigido de efetivo serviço correspondente à categoria da medalha.

PRESENÇAS - Também estiveram presentes na cerimônia o delegado-geral adjunto da PCPR, Riad Braga Farhat; o subcomandante-geral da Polícia Militar, Paulo Henrique Semmer;  a diretora-geral da Polícia Penal do Paraná, Ananda Chalegre; o diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki; o procurador-geral de justiça do Ministério Público do Paraná, Francisco Zanicotti; a juíza de direito da Comarca de Palmas, Tatiane Bueno Gomes; o diretor-geral da Secretaria do Estado da Fazenda, Luiz Paulo Budal Pedroso de Almeida e o superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal, Fernando César Oliveira.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR AS FOTOS DO EVENTO

GALERIA DE IMAGENS